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99 faz testes com câmeras em carros de SP

Cade arquiva processo contra aplicativos de transporte em três cidades

Cade arquiva processo contra aplicativos de transporte em três cidades

A empresa de transporte por aplicativo 99 deu início, nesta terça-feira, a uma série de testes com o uso de câmeras para monitorar os veículos de seus motoristas em São Paulo e sua região metropolitana. A ideia é aumentar a segurança de passageiros e motoristas que fazem uso do app.

A empresa vê esse monitoramento como uma forma de ajudar a identificar situações de risco e indivíduos infratores. “A tecnologia vai operar aliada à inteligência artificial da 99, que monitora o perfil de todas as chamadas. Assim, o aplicativo pode identificar situações de perigo e tomar as medidas cabíveis”, informou a empresa, em comunicado.

As medidas são parte de um processo da dona da 99, a empresa chinesa Didi Chuxing, que está reformulando seus procedimentos de segurança depois de uma passageira ter sido estuprada e assassinada por seu motorista na China.

A empresa informou que as câmeras serão instaladas em carros particulares usados para viagens compartilhadas e também em táxis que atendem pelo aplicativo. Os carros com câmera serão identificados como tal para que o passageiro saiba que está sendo filmado, e os motoristas assinarão um termo de conformidade.

As gravações podem ser acompanhadas em tempo real, e ficarão armazenadas na central da 99, sendo monitoradas 24 horas por uma equipe composta de engenheiros de dados, psicólogos e até ex-militares.

A empresa visa ampliar esse procedimento de segurança para outras cidades do país e ainda instalar equipamentos de visão noturna.

“O dispositivo aumentará ainda mais o nível de monitoramento das viagens feitas pelo app, com foco em prevenção”, afirma o Diretor de Segurança da 99, Leonardo Soares. “O aumento de proteção será para os dois lados, passageiros e motoristas”.

A segurança é uma preocupação atual e crescente nos aplicativos de transporte. A Uber, por exemplo, tabém vem implementando novas maneiras de tornar as viagens contratadas por seu aplicativo mais seguras, como botão de pânico, limitação do acesso dos motoristas à localização dos passageiros, um recurso que bloqueia viagens com riscos de segurança, e mais.

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