Mulheres investidoras: Confira 5 perfis de influenciadoras do mercado financeiro
A B3 (B3SA3) viu um aumento significativo no número de mulheres investidoras na Bolsa de Valores em 2021. O crescimento é ainda maior comparado a 2018, quando havia apenas aproximadamente 180 mil mulheres na bolsa.
No fim de 2021, já eram 1,15 milhão de mulheres na Bolsa, conforme dados da B3. Em São Paulo, são mais de 461 mil mulheres investidoras, o maior número entre os outros estados do Brasil. Considerando que há mais de 1,8 milhão de investidores pessoas físicas ativos no estado, não é um indicador tão expressivo.
De janeiro a dezembro do ano passado, a participação das mulheres investidoras na Bolsa é de 23,19% – com muito espaço para crescer, portanto.
Para incentivar a abertura de caminhos e possibilidades para mulheres que querem investir, ou mesmo para aquelas que pretendem aprender mais sobre o assunto, o Suno Notícias montou uma lista de influenciadoras digitais do ramo de investimentos e finanças pessoais.
5 perfis de mulheres investidoras
1. Gabriela Mossman
Gabriela Mossman é analista de investimentos na Suno Research. Formada em Economia, possui mestrado em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É a única analista mulher entre os sêniores da equipe da Suno.
Sua história começou dez anos atrás, com a analista entrando na faculdade. Ao conseguir um estágio na área financeira, Gabriela tomou um passo importante na sua trajetória: decidiu investir em um fundo de renda fixa com o seu salário de estagiária, cerca de R$ 900. Em entrevista ao Uol Economia, ela conta que demorou três meses para guardar dinheiro o suficiente e fazer o primeiro aporte. Na época, era necessário pagar entre R$ 1 mil a R$ 2 mil para entrar em um fundo.
Aos 18 anos, a analista leu o livro Pai Rico, Pai Pobre, do autor Robert Kiyosaki, e conseguiu assim desenvolver a habilidade de gerir melhor seu dinheiro e investir.
Gabriela possui um canal no YouTube com 34 mil inscritos. O conteúdo serve tanto para iniciantes como para os que já estão mais avançados em educação financeira. No Instagram, ela já tem mais de 113 mil seguidores.
2. Me poupe!, por Nathalia Arcuri
Nathália Arcuri é criadora e apresentadora do Me Poupe! O canal é o mais conhecido em conteúdos de finanças pessoais produzidos por uma mulher — e é um dos maiores. Ela trabalhou como repórter e é formada em jornalismo. Até a criação do seu canal no YouTube, Nathália não tinha nenhuma especialização em Economia.
Criado em 2013 como um blog, o Me Poupe passou por diferentes fases. Inicialmente, Arcuri tentou criar um reality show sobre como as pessoas poderiam se livrar das dívidas e conseguir acertar suas contas. O canal de televisão em que trabalhava na época adorou a ideia – mas o suficiente para entregá-la a outro apresentador na época. Em 2015, depois de ver seu projeto não sair do chão diversas vezes e de ter tentado o máximo que pode, ela decidiu investir no canal.
De lá para cá, Nathalia conquistou prêmios, realizou diversos eventos e ajudou muitas pessoas a conquistarem seus objetivos. Ela se tornou uma das maiores referências em conteúdo financeiro na internet, com mais de 6,8 milhões de inscritos no YouTube e 3,3 milhões de seguidores no seu perfil do Instagram. Há também 1,8 milhão que a seguem no Instagram do Me Poupe!.
3. Nath Finanças, por Nathalia Rodrigues
O canal no YouTube foi criado por Nathália Rodrigues por volta de 2019. O objetivo era entregar um conteúdo de educação financeira sem complicações, especialmente para o público de baixa renda, como estudantes e estagiários, além de desempregados e trabalhadores — o que incluía mulheres investidoras que estavam começando.
Nathália é formada em Administração e tinha o sonho de ser empreendedora desde criança. Os vídeos de Nathália começaram a ganhar público e aumentar o número de fãs durante a pandemia. As gravações ficaram conhecidas especialmente pela maneira direta e prática com a qual a criadora conduz o canal. Ela procura o equilíbrio entre economizar com pouco dinheiro, utilizando quantias como a de um salário mínimo ou do auxílio emergencial. Como a abordagem dela não utiliza jargões econômicos, atraiu muita gente que procurava alcançar algum tipo de estabilidade em um momento difícil.
Já no terceiro ano desde o lançamento do canal, Nath possui 421 mil seguidores no Instagram e 284 mil inscritos no YouTube.
4. Louise Barsi
Filha do bilionário da bolsa de valores Luiz Barsi, Louise é conhecida entre alguns investidores. Ela foi incentivada a estudar sobre finanças pessoais e investimentos pela família e despontou. Formada em Economia, Louise é analista certificada pelo Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CPNI).
Ela faz parte do Conselho de Administração da Eternit (ETER3) e dos conselhos fiscais da Klabin (KLBN11), do Santander (SANB11) e da AES Brasil (AESB3).
Ao lado de dois sócios, ela criou a AGF (Ações Garantem Futuro), uma edutech que ajuda novos investidores a trabalhar com dividendos, além de procurar tornar a educação financeira mais democrática. O nome do projeto é o mesmo do livro em que o pai publicou seu método pela primeira vez, em 1972.
O perfil das redes sociais de Louise é adequado para mulheres investidoras que estão buscando um conteúdo um pouco mais avançado, com análises focadas em ações e dividendos, especialidade da economista. Ela já possui 258 mil seguidores no Instagram.
5. Invista como uma garota, por Victoria Giroto e Aninha Baraldi
O Invista Como Uma Garota é um projeto dedicado a atrair mais mulheres para o mundo dos investimentos. Criado por Victoria Giroto e Aninha Baraldi, o foco é a representatividade. A intenção das criadoras é trazer uma linguagem de fácil entendimento para adquirir educação financeira e criar uma relação mais saudável com dinheiro.
Mas o perfil vai além, com temas mais amplos e corriqueiros, de compras por impulso à melhor forma de conseguir um aumento de salário (e como investir depois disso). Fala também da relação entre finanças e a saúde mental, mudança de hábitos, entre outros assuntos que nem sempre são abordados diretamente ao aprender sobre economia.
O Invista Como Uma Garota tem um site e um podcast, em que são realizadas entrevistas com convidados, e marca presença em diversas colunas online, como a Nós Mulheres Investidoras, do EasyInvest.