Mulheres investidoras: Confira 5 perfis de influenciadoras do mercado financeiro

A B3 (B3SA3) viu um aumento significativo no número de mulheres investidoras na Bolsa de Valores em 2021. O crescimento é ainda maior comparado a 2018, quando havia apenas aproximadamente 180 mil mulheres na bolsa.

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No fim de 2021, já eram 1,15 milhão de mulheres na Bolsa, conforme dados da B3. Em São Paulo, são mais de 461 mil mulheres investidoras, o maior número entre os outros estados do Brasil. Considerando que há mais de 1,8 milhão de investidores pessoas físicas ativos no estado, não é um indicador tão expressivo.

De janeiro a dezembro do ano passado, a participação das mulheres investidoras na Bolsa é de 23,19% – com muito espaço para crescer, portanto.

Para incentivar a abertura de caminhos e possibilidades para mulheres que querem investir, ou mesmo para aquelas que pretendem aprender mais sobre o assunto, o Suno Notícias montou uma lista de influenciadoras digitais do ramo de investimentos e finanças pessoais.

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5 perfis de mulheres investidoras

1. Gabriela Mossman

Gabriela Mossman é analista de investimentos na Suno Research. Formada em Economia, possui mestrado em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É a única analista mulher entre os sêniores da equipe da Suno.

Sua história começou dez anos atrás, com a analista entrando na faculdade. Ao conseguir um estágio na área financeira, Gabriela tomou um passo importante na sua trajetória: decidiu investir em um fundo de renda fixa com o seu salário de estagiária, cerca de R$ 900. Em entrevista ao Uol Economia, ela conta que demorou três meses para guardar dinheiro o suficiente e fazer o primeiro aporte. Na época, era necessário pagar entre R$ 1 mil a R$ 2 mil para entrar em um fundo.

Aos 18 anos, a analista leu o livro Pai Rico, Pai Pobre, do autor Robert Kiyosaki, e conseguiu assim desenvolver a habilidade de gerir melhor seu dinheiro e investir.

Gabriela possui um canal no YouTube com 34 mil inscritos. O conteúdo serve tanto para iniciantes como para os que já estão mais avançados em educação financeira. No Instagram, ela já tem mais de 113 mil seguidores.

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2. Me poupe!, por Nathalia Arcuri

Nathália Arcuri é criadora e apresentadora do Me Poupe! O canal é o mais conhecido em conteúdos de finanças pessoais produzidos por uma mulher — e é um dos maiores. Ela trabalhou como repórter e é formada em jornalismo. Até a criação do seu canal no YouTube, Nathália não tinha nenhuma especialização em Economia.

Criado em 2013 como um blog, o Me Poupe passou por diferentes fases. Inicialmente, Arcuri tentou criar um reality show sobre como as pessoas poderiam se livrar das dívidas e conseguir acertar suas contas. O canal de televisão em que trabalhava na época adorou a ideia – mas o suficiente para entregá-la a outro apresentador na época. Em 2015, depois de ver seu projeto não sair do chão diversas vezes e de ter tentado o máximo que pode, ela decidiu investir no canal.

De lá para cá, Nathalia conquistou prêmios, realizou diversos eventos e ajudou muitas pessoas a conquistarem seus objetivos. Ela se tornou uma das maiores referências em conteúdo financeiro na internet, com mais de 6,8 milhões de inscritos no YouTube e 3,3 milhões de seguidores no seu perfil do Instagram. Há também 1,8 milhão que a seguem no Instagram do Me Poupe!.

3. Nath Finanças, por Nathalia Rodrigues

O canal no YouTube foi criado por Nathália Rodrigues por volta de 2019. O objetivo era entregar um conteúdo de educação financeira sem complicações, especialmente para o público de baixa renda, como estudantes e estagiários, além de desempregados e trabalhadores — o que incluía mulheres investidoras que estavam começando.

Nathália é formada em Administração e tinha o sonho de ser empreendedora desde criança. Os vídeos de Nathália começaram a ganhar público e aumentar o número de fãs durante a pandemia. As gravações ficaram conhecidas especialmente pela maneira direta e prática com a qual a criadora conduz o canal. Ela procura o equilíbrio entre economizar com pouco dinheiro, utilizando quantias como a de um salário mínimo ou do auxílio emergencial. Como a abordagem dela não utiliza jargões econômicos, atraiu muita gente que procurava alcançar algum tipo de estabilidade em um momento difícil.

Já no terceiro ano desde o lançamento do canal, Nath possui 421 mil seguidores no Instagram e 284 mil inscritos no YouTube.

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4. Louise Barsi

Filha do bilionário da bolsa de valores Luiz Barsi, Louise é conhecida entre alguns investidores. Ela foi incentivada a estudar sobre finanças pessoais e investimentos pela família e despontou. Formada em Economia, Louise é analista certificada pelo Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CPNI).

Ela faz parte do Conselho de Administração da Eternit (ETER3) e dos conselhos fiscais da Klabin (KLBN11), do Santander (SANB11) e da AES Brasil (AESB3).

Ao lado de dois sócios, ela criou a AGF (Ações Garantem Futuro), uma edutech que ajuda novos investidores a trabalhar com dividendos, além de procurar tornar a educação financeira mais democrática. O nome do projeto é o mesmo do livro em que o pai publicou seu método pela primeira vez, em 1972.

O perfil das redes sociais de Louise é adequado para mulheres investidoras que estão buscando um conteúdo um pouco mais avançado, com análises focadas em ações e dividendos, especialidade da economista. Ela já possui 258 mil seguidores no Instagram.

5. Invista como uma garota, por Victoria Giroto e Aninha Baraldi

O Invista Como Uma Garota é um projeto dedicado a atrair mais mulheres para o mundo dos investimentos. Criado por Victoria Giroto e Aninha Baraldi, o foco é a representatividade. A intenção das criadoras é trazer uma linguagem de fácil entendimento para adquirir educação financeira e criar uma relação mais saudável com dinheiro.

Mas o perfil vai além, com temas mais amplos e corriqueiros, de compras por impulso à melhor forma de conseguir um aumento de salário (e como investir depois disso). Fala também da relação entre finanças e a saúde mental, mudança de hábitos, entre outros assuntos que nem sempre são abordados diretamente ao aprender sobre economia.

O Invista Como Uma Garota tem um site e um podcast, em que são realizadas entrevistas com convidados, e marca presença em diversas colunas online, como a Nós Mulheres Investidoras, do EasyInvest.

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Victória Anhesini

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