Conheça 5 Fundos Imobiliários que estão em “ponto de compra”, segundo analistas
No início do mês de dezembro, diversas corretoras e casas de análises divulgam suas carteiras recomendadas de fundos imobiliários. Entre as diversas opções selecionadas pelos analistas, os fundos CPTS11, KNCR11, BRCO11, VISC11 e HGRE11 estão entre os mais recomendados.
Confira abaixo o racional do investimento em cada ativo. Os analistas de diversas instituições acreditam que esses FIIs estão em ponto de compra.
Fundos imobiliários mais recomendados
CPTS11
Os analistas da Genial recomendam a compra no fundo de recebíveis da Capitânia. De acordo com os analistas, a gestora do CPTS11 tem grande capacidade em gerar alfa nas transações de seus ativos, além do resultado acumulado devido a correção monetária e ao lucro em seu book de FIIs.
O FII possui uma carteira de certificados de recebíveis imobiliários (CRI) e de fundos imobiliários com o objetivo de gerar ganhos por meio de giro da carteira. Atualmente, o CPTS11 possui 66% do seu patrimônio em CRIs e 27% em FIIs.
KNCR11
A recomendação desse FII para o BTG Pactual, se baseia no fato dele ser um dos poucos fundos de recebíveis com indexação ao CDI. Neste momento de taxa de juros elevadas, o FII tende a ser mais defensivo e manter seus dividendos. De igual modo, os analistas acreditam que o fundo possui uma carteira pulverizada de crédito com bons devedores.
O Kinea Investimentos (KNCR11) que tem como objetivo investir em CRIs de baixo risco com remuneração atrelada ao CDI. O fundo possui um patrimônio líquido de R$ 5,6 bilhões, sendo o 2º maior fundo imobiliário da indústria. O spread médio de sua carteira é CDI + 2,51%.
BRCO11
O Bresco Logística FII (BRCO11) é a opção da Nu Invest para fundos imobiliários de logística. O analista responsável acredita que a principal vantagem desse fundo é a qualidade dos seus ativos.
Além disso, o BRCO11 possui uma equipe bem-sucedida e de track-record no setor logístico, com portfólio de qualidade institucional em regiões com elevada barreira de entrada, inquilinos com baixo risco de crédito, e locações com potencial de valorização no longo prazo.
O risco identificado pelo analista é a vacância e a insolvência dos locatários, que pode acarretar em inadimplência dos aluguéis.
VISC11
O VISC11 atua no segmento de shoppings centers, considerado pela Guide Investimentos como um dos mais descontados em termos de valor de mercado e valor patrimonial.
O portfólio do fundo é composto por participação em 15 shoppings localizados em 9 diferentes estados, administrados por 7 administradoras distintas, totalizando mais de 159 mil m² de ABL própria.
Os analistas estão otimistas com a retomada acentuada do setor de varejo e serviços, que pode trazer melhores resultados para o FII.
HGRE11
O CSHG Real Estate FII (HGRE11) é um fundo de perfil corporativo que iniciou suas atividades em maio de 2008. O BTG Pactual comenta que parte majoritária da carteira está exposta a ativos de alto padrão localizados nas principais regiões do país, com presença nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.
Em relação aos contratos, são 40 contratos de locação, sendo a parte majoritária (82%) com vencimentos previstos para além de 2026 e prazo médio de vencimento superior a 5 anos. Quanto aos revisionais de locação, cerca de 10% dos contratos deverão ser revisionados ainda neste ano.
Mesmo com desafios do fundo que possui vacância física de 22,25%, os analistas do BTG Pactual recomendam compra com preço alvo em R$ 159,00.
Por fim, é importante lembrar que antes de investir em fundos imobiliários, antes, é necessário poupar e nunca se endividar para alocar seu capital em ativos de risco. Esta matéria tem objetivo educacional, sem qualquer viés de recomendação de investimentos.