Em novo comunicado, a 3R Petroleum (RRRP3) anuncia que aprovou a aquisição de 63,5 mil ações da Duna Energia, compradas do BTG Pactual (BPAC11), correspondendo a 49,7% do capital social da empresa.
“O preço a ser pago pela aquisição secundária poderá ser reduzido caso haja acréscimo no valor atual da dívida líquida da Duna Energia de US$ 9 milhões”, diz o comunicado da 3R Petroleum arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Segundo a companhia, a aquisição secundária e a incorporação de ações fazem parte de um negócio jurídico único. São premissas para a operação que cada uma das etapas não tenha eficácia individualmente, sem a efetivação da outra fase em sua integralidade.
Ou seja, a operação não poderá ser parcialmente aprovada em assembleia geral da companhia ou da Duna Energia, ou parcialmente implementada.
O pagamento prevê duas parcelas até o fim de 2023, com possíveis ajustes de preço em decorrência da cotação do Petróleo Brent.
O fechamento da transação já foi aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Com a conclusão do negócio, a Duna Energia se tornará subsidiária integral da 3R.
Além disso, o contrato prevê que será celebrado aditamento à escritura particular da segunda emissão de debêntures simples da 3R Macau, para o pagamento antecipado com penalidade reduzida. “Desta forma, a transação também viabilizará o refinanciamento da dívida adquirida pela 3R Macau S.A. para a aquisição do Polo Macau, permitindo, assim, a otimização da estrutura de capital da companhia e de suas subsidiárias”, explica.
Está previsto também um lock up de 6 meses, contados a partir da celebração do contrato, em que o BTG não poderá vender ou transferir 77% das ações de emissão da 3R Petroleum a serem recebidas com a conclusão da operação.
Cotação da 3R Petroleum
Nesta quinta-feira (21), a ação da 3R Petroleum está em queda de 6,24% no intradia, cotada a R$ 35,63 por papel. O dia é de queda no Ibovespa: às 14h20, o índice desaba 2.99%, aos 107.476 pontos, repercutindo declarações da equipe econômica sobre furar o tetro de gastos para pagar o Auxílio Brasil.