3R Petroleum (RRRP3): Conselheiro ganhou dinheiro com derrocada da empresa

Um dos membros do Conselho de Administração da 3R Petroleum (RRRP3) obteve vantagem financeira da queda expressiva das ações da companhia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

As ações da 3R Petroleum despencaram mais de 15% na bolsa durante o pregão da segunda (17) após a companhia aprovar um aumento de capital.

Segundo um formulário mensal obtido pelo Brazil Journal em que constam as posições consolidadas de cada membro do Conselho e da diretoria da empresa, um conselheiro comprou puts ao longo de março.

As puts são opções de venda, uma operação em que o investidor pode vender um ativo a um determinado preço fixado.

Ou seja, quando as ações caem, o dono delas ainda pode vendê-las a um preço determinado.

Nesse caso, o Conselheiro pode vender as ações RRRP3 a um preço acima da cotação atual, de cerca de R$ 27.

Cotação RRRP3

Gráfico gerado em: 18/04/2023
1 Ano

Como ficaram as posições do Conselho da 3R Petroleum

Segundo o formulário enviado à CVM, no fim de fevereiro, os conselheiros da 3R detinham um volume de 4,3 milhões de ações e 1,6 milhões de opções de compra.

Já no fim de março, o documento mostra que não houve alteração nas posições à vista ante o mês anterior, contudo os conselheiros passaram compraram 2,5 milhões de puts.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

O documento, vale destacar, não detalha quantas posições cada conselheiro detém.

Segundo informação repassadas por fontes anônimas ao Brazil Journal, a transação das puts de 3R Petroleum foi feita por Richard Gerdau Johannpeter.

Richard representa a família Gerdau – que detém 10% da empresa – no conselho da companhia.

Dentre os membros do Conselho de Administração estão:

  • Roberto Castello Branco (chairman da 3R)
  • André Bartelle
  • Carlos Alberto Pereira de Oliveira
  • Guilherme Affonso Ferreira
  • Paula Kovarsky
  • Harley Scardoelli

Comunicado de RRRP3

Após a divulgação da matéria, a companhia se pronunciou sobre o ocorrido, informando uma ‘linha do tempo’ de acontecimentos.

Segundo a 3R, em 6 de abril de 2023, membros da administração encaminharam à companhia o formulário mensal de movimentações de valores mobiliários, referente às transações com ativos realizados ao longo do mês de março.

Em 10 de abril de 2023, a empresa disse que consolidou e devidamente divulgou, nos termos da Resolução CVM Nº 44, o Relatório no website da CVM e da Companhia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Em 12 de abril de 2023, os membros do Conselho de Administração da Companhia aprovaram o aumento de capital mediante subscrição de novas ações, dentro do limite do capital autorizado da Companhia, conforme ata de reunião divulgada no website da CVM e da companhia em 16 de abril de 2023.

Em 16 de abril, a companhia informa que divulgou em seu website e no da CVM fato relevante e aviso aos acionistas, em atendimento ao disposto no artigo 33, inciso XXXI, da Resolução CVM nº 80, de 29 de março de 2022, conforme alterada, por meio do qual apresentou as informações acerca do aumento de capital, na forma requerida no artigo 15, do Anexo E da referida resolução.

“Qualquer eventual desdobramento quanto aos fatos acima mencionados será oportunamente comunicado pela companhia aos seus investidores e ao mercado em geral. Por fim, a 3R reforça o seu compromisso em manter seus investidores e o mercado em geral devidamente informados, em linha com as melhores práticas de governança corporativa e em estrita conformidade com a legislação em vigor”, completou a 3R Petroleum, em seu comunicado ao mercado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno