Há mais de 10 anos, o Google (NASDAQ: GOOG) realiza uma pesquisa chamada “Projeto Oxigênio” para descobrir quais são as qualidades fundamentais do “chefe perfeito“.
A pesquisa da gigante de Mountain View começou com uma observação simples: as empresas podem ter os melhores funcionários do mundo, mas se o líder da equipe for incapaz, os resultados nunca sairão do papel. Por isso a importância do chefe.
Ao contrário, se o gerente for bom, a empresa não apenas obterá o melhor de seus colaboradores, mas eles pensarão mais de uma vez antes de pedir demissão de um lugar onde se sentem confortáveis.
Ao longo dos anos de pesquisas do “Projeto Oxigênio”, o Google observou uma forte melhora na satisfação e no desempenho de seus próprios funcionários, graças a mudanças implementadas em sua base de colaboradores.
Um dos resultados mais interessantes da pesquisa mostrou como a capacidade técnica do chefe – ou seja sua competência e conhecimento – importa menos do que se possa imaginar. Muito mais importantes são sua inteligência emocional e a capacidade de compreender e controlar as emoções, tanto as suas quanto as de seus subordinados.
Saiba mais: Google é investigado na Europa por oferta de US$ 2 bi pela Fitbit
Confira quais são as 10 características do chefe perfeito.
1 – O chefe perfeito é um bom coach
A primeira habilidade indispensável de um chefe é ser um bom “coach”. Em vez de resolver todos os problemas logo que surgem, mostra a pesquisa, os melhores gestores usam essas situações para ensinar aos outros como lidar com elas. Eles lideram suas equipes e compartilham ideias quando necessário. Isso permite que a equipe como um todo ganhe experiência valiosa e cresça.
2 – Ele dá espaço e não controla tudo excessivamente
O chefe perfeito dá espaço aos colegas e permite-lhes correr riscos (de forma inteligente) e também cometer erros. Não supervisiona tudo de forma excessiva e, na verdade, incentiva as pessoas a desenvolverem suas próprias idéias. Também garante que os funcionários tenham o horário mais flexível possível.
3 – Cria um ambiente de trabalho inclusivo
Uma das chaves do sucesso é criar um ambiente de trabalho inclusivo e unido, no qual haja grande confiança mútua e ninguém tenha medo de expressar suas ideias, mesmo as menos ortodoxas.
Em uma equipe com alta segurança psicológica, colegas se sentem confiantes de que estão assumindo riscos juntos. Eles têm certeza que ninguém vai colocá-los em uma situação pouco confortável ou puni-los por admitir um erro, fazer uma pergunta ou apresentar uma nova ideia.
Saiba mais: França perde única chefe-executiva de empresa listada no índice da bolsa de valores
4 – Focado no produtivo e orientado para resultados
O “chefe perfeito”, segundo a pesquisa do Google, não é apenas focado no produto e orientado para os resultados, mas também aprimora seus companheiros de equipe com exemplo e tenacidade. Ele não tem medo de arregaçar as mangas e ajudar. E isso motiva toda a equipe.
Saiba mais: Google venderá títulos para ajudar no combate à desigualdade racial
5 – Bom comunicador: ouve e compartilha informações
O “chefe perfeito” não guarda para si informações que possam ser utilizadas para melhorar o desempenho da equipe e da empresa. A transparência torna a equipe mais forte. Além disso, o chefe deve ser um bom comunicador e acima de tudo um “ouvinte”: isto o ajuda a compreender as necessidades da sua equipe e a demonstrar empatia pelos colegas.
6 – Apoia o desenvolvimento das carreiras e discute o desempenho
Grandes chefes incentivam os membros de sua equipe compartilhando elogios sinceros e específicos. Mas eles não têm medo de compartilhar feedbacks críticos também. Além disso, ajudam os colegas a alcançar seus objetivos de carreira.
7 – Sempre tem uma estratégia clara para a equipe
Os melhores chefes sabem exatamente qual estratégia sua equipe precisa seguir, para onde essa estratégia os conduz e o que precisa ser feito para alcançar os resultados pretendidos. Sendo bons comunicadores, são capazes de transmitir para cada membro da equipe qual o papel que deve desempenhar para atingir os objetivos.
8 – Possui competência e habilidades técnicas para ajudar a equipe
Os melhores chefes têm as habilidades técnicas para ajudar a equipe com a qual trabalham. Quando são transferidos para o novo departamento da empresa, a primeira coisa que fazem é construir a confiança e compreendem como as coisas funcionam. Só mais tarde eles apresentam palpites e fazem alterações.
9 – Colabora de forma eficaz
Ao contrário dos maus chefes que veem seu escritório como uma entidade independente e, portanto, trabalham apenas para destacar-se dentro da empresa, talvez sabotando a atividade daqueles que não pertencem à sua equipe, o “chefe perfeito” tem um visão global: trabalha para o bem da empresa como um todo e incentiva os membros da equipe a fazerem o mesmo.
Veja também: Google venderá títulos para ajudar no combate à desigualdade racial
10 – Não tem medo de tomar decisões
O “chefe perfeito” não é impulsivo. Ele sempre procura conhecer os fatos e ouvir a opinião de sua equipe. Mas, no final, sempre toma uma decisão, mesmo que não seja aprovada por todos.