Para muitos, conquistar uma boa aposentadoria, é um sonho distante. Nesse sentido, vamos conhecer aqui, 5 estratégias para construir uma aposentadoria confortável.
Através de um patrimônio financeiro robusto, a pessoa poderá garantir recursos suficientes, para gerar uma boa renda no futuro.
Desse modo, o investidor não dependerá exclusivamente da previdência social. Adotando as 5 estratégias, o investidor estará muito mais preparado para se aposentar. Quem sabe, até podendo “pendurar as chuteiras” mais cedo.
Antes de começar a investir, desenvolva um plano para sua aposentadoria. Desse modo, defina os seguintes pontos:
- Qual idade você deseja se aposentar?
- Qual é a renda que você espera ter quando se aposentar?
- Aportes mensais;
- Quais serão os investimentos que farão parte da carteira?
- Dentre outros.
Ao levantar esses pontos, o investidor estará pronto para traçar uma estratégia. Assim, ficará muito mais fácil conduzir o plano de aposentadoria.
Por exemplo: se o investidor está iniciando seu plano de aposentadoria mais tarde, ele terá pouco tempo para investir e construir um patrimônio. Dessa maneira, para alcançar seus objetivos, este investidor, provavelmente terá que fazer aportes mensais maiores.
Ou, para conseguir alcançar o seu objetivo, os investimentos contidos na carteira, terão que proporcionar grande rentabilidade.
Por outro lado, um investidor que está começando a investir cedo, poderá ter mais tempo para alcançar o seu objetivo. Tendo até a liberdade de cometer alguns erros no percurso.
Quanto mais cedo a pessoa começar a investir melhor. Com os juros compostos trabalhando ao lado do investidor, o seu patrimônio tende a crescer muito mais.
Mesmo um investidor que possui pouco dinheiro, poderá alcançar ótimos resultados, ao começar a investir cedo.
Com mais tempo para investir, a pessoa terá oportunidade de alocar seus recursos em diferentes tipos de aplicações, maximizando os ganhos, ao longo dos anos.
Nesse sentido, investimentos de longo prazo, como as ações, poderão proporcionar ganhos consideráveis no longo prazo, influenciando positivamente no patrimônio do investidor.
Por exemplo: um investidor que comprou cotas do ETF BOVA11 no início de 2024, terá alcançando uma rentabilidade de apenas 2,5% até o final de agosto de 2024. Contudo, um investidor que comprou as mesmas cotas de BOVA11 em agosto de 2019, alcançou uma rentabilidade de 40% em 5 anos. Já um investidor que comprou o BOVA11 em dezembro de 2008, terá uma rentabilidade de 273% até o final de agosto de 2024.
Portanto, a junção de tempo, mais rentabilidade, pode gerar grandes ganhos aos investidores e por isso, é importante começar a investir cedo.
Para garantir uma boa aposentadoria no futuro, o investidor precisa investir com consistência e de forma recorrente. Sendo que os dividendos, liquidações e demais ganhos provenientes dos investimentos, precisam ser reinvestidos. Assim, o patrimônio continuará crescendo cada vez mais e de forma mais rápida.
Se o investidor começar a resgatar os valores antes de alcançar o seu objetivo, ele provavelmente terá mais dificuldades em construir uma boa aposentadoria.
Portanto, é importante que o investidor acumule os ganhos e aumente os aportes, assim que possível. Isso poderá garantir uma aposentadoria robusta.
Começar a poupar e investir o dinheiro sem ter conhecimento sobre os ativos disponíveis no mercado é um erro que pode custar caro.
Por isso, antes de começar a investir, é importante conhecer mais sobre as aplicações do mercado financeiro.
Para isso, o investidor pode fazer um bom curso sobre investimentos, ler livros, ou até contratar uma assessoria especializada.
Quando se conhece os investimentos, a pessoa pode elaborar estratégias, definindo o caminho certo para a carteira.
Por exemplo: em momentos de alta dos juros, o investimento em títulos de renda fixa pode ser muito vantajoso, devido à alta da Selic.
Mas, na renda variável, haverá grandes oportunidades de investimento. Dentre os ativos que podem perder valor, devido ao cenário de juros elevados, estão as ações, fundos imobiliários e as ETFs.
Dessa maneira, um bom balanceamento da carteira, pode favorecer a estratégia do investidor, potencializando seus ganhos no longo prazo.
Contudo, essa estratégia só poderá ser aplicada, caso o investidor conheça os ativos existentes no mercado.
A última estratégia está associada ao acompanhamento e administração do patrimônio. Querendo ou não, sem uma boa gestão patrimonial, a sua aposentadoria poderá estar em risco.
Nesse sentido, é fundamental realizar um acompanhamento mensal, observando a performance de cada um dos ativos que fazem parte da carteira.
Através da gestão, o investidor poderá avaliar a estratégia, alterando a composição da carteira conforme for necessário.
Por exemplo, ao reconhecer que os juros estão em queda e os títulos de renda fixa estão gerando menos retornos à carteira, o investidor pode definir uma estratégia mais arrojada, dando prioridade aos investimentos em ativos de renda variável.
Sendo assim, se a carteira estava definida em 70% em produtos de renda fixa e 30% em produtos de renda variável, tal composição pode ser alterada, para 50% cada, ou quem sabe, uma alteração ainda maior, dando mais peso à renda variável.
Portanto, essa mudança na carteira, só poderá ser definida, caso a estratégia do investidor adote uma gestão patrimonial ativa.
Ao combinar as 5 estratégias em seu plano de aposentadoria, o investidor terá mais chances de conseguir acumular um bom patrimônio e assim, realizar o sonho de ter uma aposentadoria confortável.
Definir um objetivo, começar a investir cedo, não realizar resgates, investir com consciência e administrar o patrimônio, são passos fundamentais, para aqueles que procuram conquistar uma boa aposentadoria.
Sendo assim, comece o quanto antes a poupar e investir. Desse modo, você não dependerá somente do INSS e poderá construir uma aposentadoria robusta, que lhe garantirá conforto no futuro.