A consultoria de investimento é o serviço responsável por orientar e auxiliar os clientes na busca de sua estratégia de investimentos, objetivos financeiros e planos de vida.
Ela é composta por profissionais certificados e de elevado conhecimento técnico e prático, que podem auxiliar o investidor inexperiente por meio da indicação de opções seguras e rentáveis à disposição no mercado de capitais.
Portanto, uma pessoa ou empresa que oferece o serviço de consultoria financeira vai proporcionar ao seu cliente todo o suporte necessário para auxiliá-lo nas tomadas de decisão sobre investimentos e demais assuntos relacionados ao mercado e sua carteira.
É comum que investidores confundam assessoria e consultoria de investimentos. A principal diferença entre essas duas modalidades está no modelo de remuneração: a consultoria da Suno é remunerada por meio de uma taxa fixa, enquanto assessorias prestadas por corretoras geralmente recebem comissões baseadas nos produtos vendidos aos clientes.
Além disso, o portfólio de produtos que o assessor pode recomendar aos seus clientes é mais limitado, enquanto o consultor tem uma maior liberdade nesse sentido. Assim, na consultoria, a chance de haver um possível conflito de interesses nas recomendações é praticamente nula..
Por fim, a assessoria geralmente está associada a um grande banco ou instituição financeira, o que pode se traduzir em um custo mais elevado do serviço. A consultoria, por sua vez, garante mais transparência, segurança e praticidade ao seu cliente.
A Suno Consultoria cobra um valor fixo do cliente. Logo, a remuneração do consultor também é fixa. Assim, antes mesmo de iniciar o serviço, o cliente sabe o quanto está pagando.
Esse sistema anula possíveis conflitos de interesse, uma vez que não prevê comissões para que o consultor indique determinado produto ou ativo para o cliente. Assim, o consultor foca em recomendar apenas o que realmente faz sentido para a carteira em questão.
Além disso, a Suno Consultoria é independente para atender o cliente em qualquer plataforma. Ou seja: você pode utilizar a corretora de sua preferência, ou até mesmo manter contas em mais de uma instituição financeira.
A filosofia de investimentos da Suno Consultoria é de longo prazo. Logo, o investidor não deve esperar a realização de giros constantes de portfólio.
Dificilmente o consultor trará situações nas quais é necessário agir de forma rápida. A ideia, na verdade, é montar uma carteira de investimentos que, além de rentabilidade, ofereça tranquilidade e evite preocupações excessivas.
Como cliente da consultoria, também não é de se esperar que você aprenda a fazer valuation, por exemplo. Esse recurso é utilizado pelos consultores com o objetivo único e exclusivo de te auxiliar na construção de um portfólio condizente com seu perfil de risco e seus objetivos pessoais.
Além disso, a consultoria de investimentos não é para aqueles que desejam terceirizar o futuro. O serviço oferecido pela Suno vai no sentido de ajudar na definição da estratégia. Portanto, nós garantimos o suporte de um consultor para monitorar o desempenho de sua carteira e mapear oportunidades, mas quem toma a decisão final é você.
Por fim, há uma célebre frase no mercado que diz que “rentabilidade passada não é garantia de lucro futuro”. Assim, por mais que a Suno Consultoria tenha um sólido histórico de desempenho acima do Ibovespa e do CDI, por exemplo, nós não damos garantia de retorno.
Primeiramente, é importante destacar que a Suno Consultoria é indicada para investidores que possuem um patrimônio mínimo de R$ 500 mil, ou que possam fazer aportes mensais de R$ 10 mil.
Já a remuneração dos consultores é realizada de forma fixa. Ou seja, é cobrado um valor fechado do cliente, independentemente do tempo e esforço que o consultor vai dedicar para encontrar a melhor estratégia para a carteira em questão.
Não há, portanto, pagamento de comissões baseadas em determinadas recomendações. Os ganhos do profissional vêm do trabalho desenvolvido e da geração de valor ao cliente.
Existem outras modalidades no mercado, que contemplam o pagamento de taxas por hora, por desempenho, ou ainda uma cobrança percentual sobre os ativos. A Suno Consultoria não adota nenhuma dessas estratégias.
Em primeiro lugar, o consultor levanta algumas informações para entender o perfil do investidor e seus objetivos financeiros e de vida. A partir disso, é feito um primeiro direcionamento para definir, por exemplo, se serão utilizados ativos mais conservadores ou mais arrojados; se a opção será por uma carteira de longo, médio ou curto prazo.
Os ativos recomendados pela Suno Consultoria seguem o universo de cobertura da Suno Research. No entanto, é importante destacar que, caso o investidor já tenha uma carteira montada, ele não é obrigado a zerá-la. Ou seja, se eventualmente você tiver algum ativo que não faça parte do escopo de cobertura da Research, mas o consultor entenda que ele faz sentido para você, é possível manter a posição.
Vale lembrar que tomar decisões pelo cliente não faz parte dos serviços da consultoria. O trabalho do consultor, portanto, é indicar os investimentos que mais fazem sentido para a estratégia de determinado cliente, que fica responsável por tomar a decisão final.
Por isso, o cliente nunca é obrigado a seguir as indicações do consultor. Além disso, particularidades de cada investidor são respeitadas. Existem, por exemplo, clientes vegetarianos que não se sentem à vontade para investir em empresas de proteína animal. Neste cenário, caso o consultor entenda que uma companhia desse setor seria interessante para a carteira, ele vai buscar um outro papel, de outro segmento, que exerça a mesma função no portfólio.
O investidor, portanto, tem toda a liberdade para dar opiniões sobre a construção da carteira e eventualmente sugerir mudanças. Além disso, o trabalho da consultoria é desenvolvido independentemente do banco, corretora ou instituição financeira na qual o cliente tem conta.
Primeiro, o investidor envia informações da sua carteira atual e preenche o formulário de análise de perfil de investidor. Assim, o consultor começará a entender o momento de vida, os investimentos e o perfil de risco do cliente.
O próximo passo é a entrevista. Logo depois de receber as informações, a Suno Consultoria marcará uma reunião virtual com o cliente, a fim de conhecer melhor a pessoa por trás daquelas informações financeiras. Assim, através de um processo de entrevista estruturado, o consultor vai aprofundar sua análise de perfil e as dúvidas iniciais serão sanadas.
A partir daí, será possível desenvolver o Journey Book do cliente, um plano personalizado de investimentos que sustente seus objetivos de longo prazo. Isso é feito pela equipe da Suno, que reunirá todas as características e informações financeiras colhidas até ali.
Com o Journey Book confeccionado, é hora de realizar uma nova reunião virtual para que o consultor lhe apresente seu relatório personalizado. Neste momento, o cliente pode tirar dúvidas em relação ao planejamento e sugerir possíveis adequações na carteira.
Depois disso, você está pronto para executar suas recomendações de investimento. Se necessário, você poderá contar com o suporte de seu consultor para encontrar as melhores alternativas para essa execução. Contudo, a decisão final é sempre sua. Ou seja: cabe ao cliente executar as recomendações.
Após esse processo, o cliente terá encontros mensais com o consultor para acompanhar a evolução da sua carteira de investimentos e, eventualmente, realizar adequações necessárias. Para além dessas reuniões, o contato com o consultor é ilimitado via WhatsApp e e-mail.
Nos planos “consultoria completa” e “consultoria qualificada”, a Suno Consultoria analisa carteiras com ativos custodiados fora do país, para além dos ativos locais.
Já no plano de “consultoria renda variável”, a análise e a recomendação são restritas aos BDRs.
Caso você não tenha investimentos no exterior mas esse seja um dos seus objetivos, a consultoria vai auxiliá-lo a abrir uma conta que permita essas movimentações.
Clientes que residam no exterior, mas invistam no Brasil, também podem ter acesso à consultoria, assim como investidores que moram fora e não querem investir no Brasil.