acesso rápido

    Boletim Focus o que é Sua importância e como consultar

    headerSP__illustration

    O Boletim Focus é um relatório informativo que traz os principais indicadores do mercado brasileiro.

    Por meio deste boletim, os agentes econômicos como instituições financeiras, investidores e demais, podem tomar decisões e planejar suas estratégias dentro do mercado.

    O Focus é o resultado de uma pesquisa que o Banco Central fez junto a centenas de instituições financeiras. Como resultado, toda semana, o boletim é divulgado no mercado, funcionando como uma espécie de termômetro da situação financeira do país.

    O que é o Boletim Focus?

    O que é o Boletim Focus?

    Para definir estratégias e planejamentos, o mercado financeiro busca importantes informações contidas no boletim Focus.

    O boletim, divulgado toda segunda-feira pelo Banco Central, traz uma junção das projeções dos principais indicadores, como o IPCA, taxa Selic, dólar, PIB, dentre outros.

    Com essas projeções, os agentes de mercado têm como definir suas movimentações de mercado. Inclusive o governo federal pode utilizar tais informações contidas no Focus, para alterar suas projeções e consequentemente, mudar políticas econômicas, por exemplo.

    Nesse sentido, o Focus é extremamente importante, cumprindo um papel muito importante no mercado financeiro nacional.

    Como é elaborado o Boletim Focus?

    Como é elaborado o Boletim Focus?

    O boletim é feito pelo Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (GERIN) e divulgado toda segunda-feira pelo Banco Central.

    Para fazer o relatório, o BC utiliza pesquisas diárias, associadas a 140 instituições financeiras. Por meio dessas pesquisas, o BC consegue projetar a evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil. A projeção mostra as expectativas para o ano corrente, além de períodos mais longos, comportando até 2 anos seguintes.

    Contudo, vale destacar que não há somente um boletim Focus. Ao todo, há três boletins, que são:

    • Relatório de Mercado
    • Distribuições de Frequência
    • Top 5:

      Relatório de Mercado

      Para este relatório, o Banco Central faz um levantamento dos principais indicadores ao longo de uma semana, confeccionando o relatório na sexta-feira e disponibilizando o mesmo na segunda-feira da semana seguinte. O relatório de mercado é um instrumento muito importante, para aqueles que buscam identificar como está a situação econômica do país.

      Distribuições de Frequência

      O relatório de distribuições de frequência utiliza dados levantados nos últimos 30 dias, a respeito do câmbio, taxa Selic, IPCA e o PIB.

      Com tais informações, o Banco Central elabora o relatório de distribuição de frequências, mostrando as projeções com relação às medianas do IPCA. Essas projeções contemplam o próprio ano corrente e até os próximos 3 anos. Além do IPCA, o relatório traz informações sobre a Selic, câmbio e o PIB. Nesses indicadores, as projeções contemplam o ano corrente e o próximo, considerando os últimos 3 meses.

      Top 5

      No relatório Top 5, o Bacen divulga as 5 instituições financeiras que emitiram as projeções mais assertivas.

      Esse relatório é confeccionado com base nas projeções de aproximadamente 140 instituições financeiras.

      Assim, o órgão do Banco Central divulga o ranking, mensal, trimestral e semestral. Através do relatório Top 5, o Bacen consegue incentivar as instituições a melhorarem suas análises e projeções.

      Quais são os principais indicadores contidos dentro do Boletim Focus?

      Quais são os principais indicadores contidos dentro do Boletim Focus?

      Ao todo, são 12 indicadores que são apresentados semanalmente pelo boletim Focus. Porém, 4 são aqueles que mais se destacam. Eles são:

      • IPCA;
      • PIB Total;
      • Câmbio;
      • Selic;

        IPCA

        O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é o principal indicador relacionado à inflação. Sendo assim, o IPCA é utilizado como métrica para boa parte do mercado, principalmente para o BC, uma vez que as projeções referentes ao IPCA, podem influenciar diretamente na política de juros do país.

        Dentro do boletim Focus, o investidor poderá encontrar as projeções para o ano corrente, e para os próximos 3 anos. Além disso, o boletim também informa qual era a projeção na última semana, e a 4 semanas atrás.

        PIB Total;

        O PIB (Produto Interno Bruto) é outro importante indicador presente no boletim Focus. Através do PIB, é possível identificar o nível de crescimento econômico do país. De forma similar ao IPCA, o boletim Focus apresenta projeções para o ano corrente e os próximos 3.

        Câmbio;

        O câmbio, se trata da cotação da moeda norte-americana. Portanto, as projeções do câmbio no boletim Focus, trazem as expectativas sobre a cotação do dólar, para o ano corrente e até os 3 anos seguintes.

        Selic;

        Por fim, temos as expectativas com relação à taxa Selic, a principal taxa de juro no Brasil. Como nos demais indicadores, aqui, também temos as projeções para o ano corrente e os próximos 3 anos.

        Qual é a importância do Focus?

        Qual é a importância do Focus?

        Por meio do boletim Focus, investidores e demais agentes econômicos do Brasil, pode analisar os principais indicadores financeiros do país e assim, definir suas estratégias.

        Em outras palavras, o boletim Focus funciona como um termômetro do mercado. Através do relatório, é possível avaliar como está a inflação, taxa de juros, crescimento da economia e o câmbio.

        Nesse sentido, se a inflação vem apresentando queda e as expectativas para a taxa de juro são de queda, os empresários podem identificar tal momento, como oportuno para fazer a captação de recursos, junto ao mercado, por exemplo. Já que a inflação se mostra controlada e a taxa de juro em queda.

        Por outro lado, caso a inflação medida pelo IPCA esteja em alta, junto do juro, o momento pode ser de atenção. Captar recursos através do mercado, ou por meio de bancos, pode ser um mau negócio, visto que os juros podem crescer ainda mais.

        Como e quando fazer a consulta do Boletim?

        Como e quando fazer a consulta do Boletim?

        Para ter acesso ao boletim Focus, o investidor pode entrar na página do Banco Central. Lá existe uma área específica, onde está disponível o último relatório Focus.

        O caminho é o seguinte: dentro da página online do BC, você pode ir em: Publicações e pesquisa, em seguida: Sondagens do BC. Pronto, lá estará o: Focus – Relatório de Mercado. Como já mencionado, os relatórios são divulgados todas as segundas-feiras, perto das 8:30 da manhã.

        Perguntas Frequentes
        O que diz o Boletim Focus?

        O boletim Focus traz uma série de projeções sobre determinados indicadores econômicos brasileiros, como o IPCA, Selic, PIB, câmbio e outros.

        Que horas sai o Relatório Focus?

        O boletim costuma ser divulgado na página do Banco Central, todas as segundas-feiras, próximo das 08:30 da manhã.

        Quem produz o Boletim Focus?

        O Focus é feito pelo Banco Central, através do seu Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (GERIN). Destacando que o boletim começou a ser feito em 1999. Coincidentemente, o mesmo ano em que a política cambial brasileira foi alterada, passando a ser flutuante e com um plano de metas para a inflação.

        Quem responde a pesquisa Focus?

        Aproximadamente 140 instituições e agentes financeiros respondem a um questionário, enviado pelo Banco Central. Neste questionário, o BC busca levantar as projeções das instituições com relação a diversos indicadores econômicos. Então munido de tais projeções, o BC faz o boletim Focus.

        Tiago Reis
        Compartilhe sua opinião
        Nenhum comentário

        O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *