Para o investidor de FIIs, conhecer e entender os índices de fundos imobiliários disponíveis no mercado, como o XPFI, pode ajudar no seu entendimento geral sobre o mercado.
O índice XPFI é mais um dos indicadores disponíveis ao investidor para a sua análise e escolha de fundos imobiliários, servindo principalmente como mais um benchmark de desempenho desse mercado.
O que é o XPFI?
O XPFI é o Índice XP de Fundos Imobiliários, criado para servir como mais um indicador para reunir e servir de referencial para o mercado de FIIs.
O índice XPFI tem como principal proposta representar o desempenho médio das cotações dos principais fundos imobiliários negociados na bolsa de valores.
Assim como o IFIX e outros importantes índices do mercado financeiro nacional, o XPFI é um índice de retorno total.
Logo, o indicador procura refletir, além da variação das cotações dos ativos em determinado período de tempo, o ajuste dos proventos distribuídos pelos fundos imobiliários no mesmo determinado período.
A carteira teórica do XPFI, como a maioria dos índices do mercado financeiro, é composta sobre critérios quantitativos.
Nesse caso, quanto maior o valor de mercado e a liquidez do fundo imobiliário, maior será o peso deste mesmo ativo para as variações do índice.
É importante ressaltar que a composição do XPFI é revisada a cada quatro meses para assim manter a qualidade informativa e analítica do indicador.
Composição do XPFI
Para compreender ainda mais a fundo o indicador, é imprescindível conhecer a composição do XPFI.
A composição desse índice é feita de forma quantitativa, ou seja, quanto maior o valor de mercado do fundo, maior será seu peso sobre o indicador.
Entretanto, todos os fundos possuem uma restrição de até 20% na inclusão da participação do índice.
Como esse índice é geral, ou seja não tem foco em algum segmento do mercado imobiliário, fundos imobiliários dos mais diversos tipos fazem parte da composição do índice de fundos imobiliários da XP.
Entre os FIIs com maior peso na composição do índice XP de fundos imobiliários em 2020, estavam:
- KNRI11;
- KNCR11;
- KNIP11;
- BBPO11;
- HGBS11;
- Entre vários outros.
Histórico do XPFI
Em meados do ano de 2020, a XP investimento lançou 3 índices destinados aos fundos imobiliários:
Novos índices, criados com inteligência e eficiência, são fundamentais para uma maior transparência do mercado e, consequentemente, uma maior capacidade analítica por parte dos investidores.
Se comparado com a criação do IFIX, o histórico do XPFI ainda não permite grandes análises, sobretudo de longo prazo, do mercado de FIIs.
No entanto, é possível perceber variações relacionadas ao IFIX, principalmente nos ativos com foco em segmentos, como é o caso do XPFT e do XPFP.
É possível investir no índice de fundos imobiliários da XP?
O XPFI é um índice, e não um ativo que pode ser adquirido ou vendido no mercado financeiro.
Portanto, não é possível investir diretamente no índice, assim como também não é possível investir no IFIX.
Esse artigo te ajudou a entender o que é o XPFI? Deixe suas dúvidas nos comentários