Suno Artigos

XFIX11: conheça o ETF do mercado de fundos imobiliários

XFIX11

Os ETFs vem ganhando cada vez mais espaço no mercado financeiro brasileiro. Assim como o BOVA11, que replica o principal índice de ações B3, surgiu recentemente um ETF para o mercado de fundos imobiliários: o XFIX11.

Por isso, para quem se interessa por esse tipo de ativo, é muito válido conhecer o XFIX11, entender como funciona e quais as vantagens de investir neste ETF da XP Investimentos.

O que é o XFIX11?

Lançado no fim de 2020, o XFIX11 é o primeiro ETF de FIIs do Brasil, com o principal objetivo de replicar o rendimento do IFIX (Índice Fundos de Investimento Imobiliário ), um dos principais índices de fundos imobiliários do mercado brasileiro.

Portanto, ao seguir o IFIX, o XFIX11 retorna para o seu investidor o retorno médio ponderado do mercado de fundos imobiliários segundo o IFIX.

Assim como o XFIX11, existem vários outros ETFs no Brasil, como o BOVA11 e o SMAL11, no entanto, esses fundos perseguem índices distintos.

Como funciona o XFIX11?

Assim como os demais fundos, o ETF de fundos imobiliários da XP requer um valor mínimo para investimento de apenas uma cota do fundo.

Após adquirir a cota do fundo, o investidor pode obter retornos com ele apenas com a valorização do ETF, ressaltando que o XFIX11 não paga dividendos mensais como os fundos imobiliários tradicionais.

Além disso, para a administrar o fundo, é cobrada uma taxa de administração de 0,30% ao ano

Qual a composição do XFIX11?

Como o XFIX11 busca replicar o rendimento do IFIX, é natural que a composição do ETF replique a formação da carteira teórica do índice de fundos imobiliários.

A composição é realizada de forma quantitativa. Portanto, fundos com maior liquidez, valor de mercado e volume de transação tendem, naturalmente, a possuir um maior impacto sobre as variações no valor do índice e, consequentemente, do ETF.

Atualmente, o XFIX11 possui cerca de 80 ativos em sua carteira. Os ativos que compõem o XFIX11 são:

Vantagens do XFIX11

Para quem está conhecendo o XFIX11, ou até mesmo a opção de investir em ETFs, é válido estudar as vantagens relacionadas ao investimento no ativo em questão.

Entre as principais vantagens do XFIX11, é possível listar:

Diversificação

Um dos pontos em comum entre as vantagens dos ETFs em geral é a diversificação intrínseca ao ativo.

No caso do XFIX11, existe uma vasta diversificação entre os ativos que compõem o mercado de fundos imobiliários nacional.

Essa característica é muito interessante para o investidor que está começando e não quer se expor totalmente ao risco.

Introdução ao mercado de FIIs

Para quem quer começar a investir em FIIs, mas ainda não tem o conhecimento suficiente para escolher ativamente fundos para compor sua carteira, o ETF pode ser uma opção.

Vale a pena investir no XFIX11?

A diversificação, simplicidade e praticidade são características muito favoráveis para o investimento no ETF XFIX11.

Contudo, a ausência da análise fundamentalista dos ativos que compõem a carteira do investidor compromete o potencial retorno no mercado de FIIs.

Além disso, muitos especialistas argumentam que o IFIX é um índice um pouco desatualizado em relação a modernização da indústria de FIIS.

Por isso, o ideal é que, ao longo da jornada do investidor, vão sendo desenvolvidos os conhecimentos necessários para escolher ativamente fundos e ações para a carteira de investimento.

Assim, é possível obter retornos acima da média do mercado e sem o custo relacionado a taxa de administração de fundos.

Esse artigo te ajudou a entender o XFIX11? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

Sair da versão mobile