Suno Artigos

VOO: entenda o que é e como funciona essa ETF

voo

Conhecer o VOO é uma boa oportunidade para investidores que desejam começar a investir em ativos no exterior minimizando o risco.

Afinal, o VOO que acompanha de perto o retorno do índice S&P 500 que compreende as 500 maiores empresas dos Estados Unidos presentes no mercado financeiro.

O que é a ETF VOO?

O VOO é, portanto, um ETF que investe em ações no índice S&P 500 que representa as 500 maiores empresas dos Estados Unidos.

O seu objetivo é, desse modo, acompanhar de perto o retorno do índice que é considerado um indicador de retorno geral das ações de empresas nos EUA. A administradora da ETF VOO é a Vanguard Equity Index Group.

Como funciona essa ETF?

Essa é um ETF que mesmo diversificado pode oferecer um bom crescimento no longo prazo.

Para adquirir essa ETF é necessário adquirir Vanguard S&P 500 que cobra uma taxa de administração de 0,03%.

Desse modo, os investidores devem comprar e vender essa ETF no mercado secundário por meio de uma corretora.

Composição do VOO

A composição do VOO se dá, desse modo, pelas 500 maiores empresas dos Estados Unidos, sendo ela mais apropriada para metas de longo prazo, onde o crescimento do dinheiro é o foco.

O seu preço de mercado é, portanto, determinado pelo ponto médio entre os preços de oferta de venda a partir do horário de fechamento da Bolsa de Nova York (NYSE) em dias úteis. Dentre as principais empresas que compõem a VOO estão:

Histórico do ETF

A ETF VOO foi criada no dia 09 de setembro de 2010, objetivando um acompanhamento mais apurado do índice S&P 500 que é considerado um indicador de retorno geral das ações nos Estados Unidos.

Desde o início de sua criação até os dias atuais, houve aproximadamente um retorno médio anual de cerca de 11,69%. Hipoteticamente, US$ 10 mil aplicados no começo da ETF valeriam hoje cerca de US$ 32 mil.

Quer aprender a analisar uma ação? Baixe então o nosso E-book como analisar uma ação.

Vantagens da ETF VOO

Uma das principais vantagens do VOO é, porém, o seu custo mais baixo quando comparado com outras ETFs. Além disso, a diversificação dos ativos proporciona uma excelente estratégia de ganhos de longo prazo e essa é uma das principais características do VOO.

Um outro ponto positivo que podemos enaltecer está na praticidade do investimento, visto que não é necessário comprar diversos ativos de várias empresas diferentes para ter uma carteira diversificada.

Desvantagens do VOO

Se por um lado, há mais praticidade, por outro, a diversificação também acaba englobando setores que por alguma ventura vieram a ter quedas mais acentuadas em razão de algum acontecimento, o que faz o preço da ETF cair mais.

Além disso, há uma ausência de análise fundamentalista na escolha dos fundos bem como uma gestão passiva na administração do mesmo o que impossibilita o investidor de fazer a sua própria diversificação, sendo essa uma das principais desvantagens do VOO.

Vale a pena investir no VOO?

Para quem busca diversificação e objetiva o retorno de longo prazo vale a pena investir no VOO, isso sem contar que o custo com taxas também são, dessa forma, menos expressivos.

Por outro lado, para quem deseja realizar uma gestão ativa da carteira e deseja realizar análises fundamentalistas mais frequentes, a ETF acaba deixando a desejar visto que ela pode conter ativos com fundamentos não tão atrativos.

Foi possível compreender mais sobre o VOO? Deixe suas dúvidas nos comentários.

Sair da versão mobile