Valor futuro é uma das variáveis mais importantes de se compreender na hora de investir dinheiro. Isso acontece porque, por mais que se aceite o risco de uma aplicação, o objetivo é sempre o lucro.
Dessa forma, a decisão de investir está diretamente ligada ao benefício esperado como valor futuro. Por isso que conceitos como future value ou valor presente líquido estão sempre presentes na vida do investidor.
Em investimentos, por mais que a conta não seja exata, conhecer o valor futuro é fundamental. Dessa forma, entender o valor de dinheiro e de tempo é essencial. Poder aquisitivo e desvalorização da moeda são conceitos que ajudam a compreender essa relação entre o hoje e o futuro.
O que é valor futuro?
Na prática, ter mil reais hoje não é o mesmo que ter mil reais daqui a dez anos. O valor de face da moeda continua sendo mil reais, mas o poder de compra será menor.
Sendo assim, os juros recebidos devem manter o poder aquisitivo do investidor e compensá-lo pelo tempo de aplicação. O mesmo acontece com empresas, imóveis e outros investimentos. Tudo gira em torno das incertezas da economia, inflação e outras variáveis.
Assim sendo, o valor de hoje, acrescido do percentual percebido pela espera, deve ser maior que o valor atual.
Como calcular o valor futuro?
É preciso se utilizar de a fórmula do valor futuro que, a princípio, parece complicada, mas é simples de compreender. Dessa forma, a função VF do Excel é uma das ferramentas utilizadas para esse cálculo.
Mas como calcular e quais são as variáveis? Vamos lá!
- VF – Valor futuro
- Taxa – Juros percebidos no período
- Nper – Quantidade de parcelas ou períodos pagos (12 meses e um ano possuem valores diferentes)
- Pgto – É o pagamento realizado no período. O capital e os juros devem ser considerados para encontrar o valor correto
- VP – Valor presente
- Tipo – Período do depósito, onde: Zero (pagamentos no final do período) e um (pagamentos no início do período).
Assim:
VF = (12%/12;12*10;0;-3000;0)
É o cálculo para um investimento de 3000 pago no final do período. A taxa é de 12% ao ano num período de 10 anos. O resultado é o retorno em dez anos.
O que é valor presente líquido
O valor presente líquido (VPL) é muito utilizado em empresas para descobrir a viabilidade de projetos e investimentos. No entanto, todos os investimentos financeiros devem ter claro esse conceito.
Assim, com os dados de fluxo de caixa ou montante investido em mãos, é possível compreender o valor futuro do dinheiro. Ou seja, qual o valor real dos ganhos futuros ?
Na prática é uma estimativa de ganhos para evitar prejuízos ou desvalorização do dinheiro parado por não faze-lo render.
Qual a importância de conhecer o valor presente líquido
- Compara investimentos de acordo com suas características e não apenas pelos números exatos
- Considera, além do ganho, a valorização do capital ou da marca no período
- Possibilita a realização de ajustes para melhorar os rendimentos
- Representa o ganho real do investimento
- Traz ao presente um valor futuro para demonstrar a viabilidade do investimento
- Em investimentos, se importa com a capitalização de mercado e não apenas com o tamanho da empresa.
Com isso, valor futuro e valor presente líquido são mais do que conceitos utilizados por grande investidores. São, na verdade, fundamentais em qualquer valor investido, inclusive os mais modestos. Não ter clareza sobre isso é arriscar o dinheiro sem nenhuma garantia de aumentar o poder aquisitivo no futuro.