Quando se decide investir em um ativo é necessário avaliar o potencial da empresa. No entanto, só isso não basta. É preciso também considerar o seu valor extrínseco.
O valor extrínseco é muito usado nas opções de ações, onde se avalia qual a expectativa da valorização daquele ativo no tempo.
O que é valor extrínseco?
Valor extrínseco é um valor que vem do externo para um determinado objeto, pessoa, ou elemento. Este conceito é muito usado no mercado financeiro seguindo a mesma lógica.
Dessa forma, este termo é usado para se referir ao valor no tempo de um investimento. Principalmente no que se refere à ações e ao mercado de opções.
Alguns investidores chamam esse valor de valor de expectativa no mercado financeiro, pois de certo modo, ele representa a expectativa de valor de um ativo.
O que significa extrínseco?
O valor extrínseco de um ativo ou valor no tempo de uma ação refere-se ao risco envolvido no tempo de exposição do capital.
Esse valor pode ser aplicado como metodologia inclusive para se medir o nível de incerteza que um determinado ativo traz para o investidor.
Nesta metodologia, quanto maior for o valor extrínseco de uma ação maior será o seu risco visto que há mais incertezas na confiança dessa ação.
Por outro lado, quanto menor for esse valor, menor também será o risco que envolve o investimento naquela determinada ação.
Quer aprender a investir no exterior? Baixe nosso E-book gratuito investindo no exterior.
O que interfere na definição desse valor?
Por se tratar de um valor externo, a sua definição está relacionada ao ambiente externo do cenário econômico.
Portanto, o que define esse valor é a maneira como os investidores enxergam o potencial de um determinado ativo durante o tempo.
Este aspecto sofre uma interferência direta do risco de oportunidade. Ou seja, as oportunidades que deixam de ser abraçadas no momento em que o capital estiver empregado.
Como é esse valor no mercado de opções?
No mercado de opções esse valor segue a avaliação e mensuração de riscos versus a expectativa de crescimento e de lucro de uma opção.
Sendo assim, o cálculo do valor extrínseco é diretamente relacionado ao valor intrínseco. Enquanto o valor intrínseco vai medir o potencial interno da empresa, o extrínseco medirá o risco e o tempo.
A somatória desses dois tipos de valores de um ativo financeiro é que irão representar o prêmio de uma determinada opção.
O Valor extrínseco é mais importante que o valor intrínseco?
Os valores intrínsecos e extrínsecos possuem cada um a sua importância. Por isso, não há como afirmar qual deles seja o melhor a ser analisado.
O que é preciso é procurar desenvolver ferramentas que façam ambos se complementarem para uma tomada de decisão.
Se por um lado o valor extrínseco vai considerar o valor do tempo de um ativo avaliando a interferência do cenário externo, o valor intrínseco irá se relacionar com os aspectos internos.
Por exemplo, considerando a Petrobrás. O valor extrínseco será medido pela capacidade do setor petrolífero crescer no futuro enquanto que o valor intrínseco será o potencial dessa empresa acompanhar o crescimento deste mercado.
Dessa forma, é necessário que o investidor use métricas para encontrar oportunidades no mercado financeiro que tenham uma boa expectativa futura.
Foi possível entender o que é valor extrínseco? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.