Suno Artigos

Vale a pena vender um imóvel do fundo?

Se estou investindo em fundos imobiliários para receber aluguéis e meu patrimônio valorizar, faz sentido o gestor vender os imóveis do fundo?

Com o crescimento dos FIIs e a presença de gestoras com uma postura mais ativa, podemos observar diversos fundos vendendo alguns de seus imóveis, como o HGRU11, TRXF11, ALZR11 e GGRC11, recentemente.

Com isso, diversos investidores têm questionado se essas vendas não acabam com o propósito dos fundos imobiliários, que é viver de renda.

Antes de respondermos essa dúvida, precisamos entender que o mercado imobiliário é feito de ciclos, com momentos positivos e negativos. Existem ocasiões em que o imóvel pode desvalorizar e os aluguéis também, da mesma forma que teremos momentos em que ambos estarão em alta.

Portanto, ao carregar o imóvel por mais tempo, você terá um resultado na média do setor em que estiver inserido. Porém, aproveitar os momentos do ciclo pode ser vantajoso.

Abaixo, podemos ver uma imagem retirada de um artigo do site FIIs.com.br com uma explicação resumida dos ciclos.

Os ciclos de um imóvel

Desse modo, o gestor pode conseguir vender um imóvel em um momento positivo de mercado para realizar um lucro considerável e entregá-lo para seus cotistas via rendimentos.

Essa é uma forma de o gestor adiantar o equivalente a anos de aluguéis daquele imóvel. Com isso, o cotista recebe hoje o que demoraria anos para receber.

Exemplo de venda de imóvel de fundo

Vamos a um exemplo real. O HGRU11 vendeu, recentemente, um imóvel que gerava R$ 0,002 de aluguel por mês ao fundo. A venda gerou um lucro de R$ 0,11. Fazendo uma conta simples, esse lucro representa, aproximadamente, mais de quatro anos de aluguéis. 

Não apenas isto, mas o gestor pode, imediatamente, usar o dinheiro que retornará ao caixa do fundo para novas aquisições e, novamente, potencializar o retorno do cotista.

Além disso, com essa renda extra, os cotistas podem comprar mais cotas e incrementar ainda mais a renda de seus investimentos.

O que fazer com o dinheiro da venda?

Porém, a história não pode acabar por aí. O gestor ainda deverá reinvestir o dinheiro que voltará ao caixa do fundo. E esse investimento também precisa ser de qualidade, pois não queremos que as novas compras reduzam a qualidade do portfólio do FII.

Portanto, as vendas de imóveis não só são uma estratégia válida que os cotistas devem se acostumar em alguns fundos de tijolo, elas também são uma ferramenta de geração de valor para eles.

Sair da versão mobile