Startups unicórnios: conheça as empresas avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares
Uma empresa pode ser considerada de pequeno, médio e grande porte. Isso depende de uma série de fatores financeiros, comerciais e até mesmo operacionais. Mas uma startup, por exemplo, possui outras formas de medições. Uma das avaliações máximas nesse setor são as chamadas startups unicórnios.
As avaliações de uma startup passam por unicórnio, decacórnio e, por último e mais valiosa, hectocorn.
O que são as startups unicórnios?
Unicórnios são startups e empresas de tecnologia avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares. Essa avaliação é feita antes delas tornarem empresas de capital aberto, sendo baseadas apenas nas rodadas de investimento em que a startup participou.
O termo startup unicórnio surgiu em 2013. Na época, a investidora Aileen Lee descreveu assim negócios com a valorização de 1 bilhão de dólares fora das Bolsas de Valores. Isso porque ela se referia a dificuldade de se encontrar negócios tão bem avaliados.
Principais características de uma startup unicórnio
Independente do ramo de atuação, normalmente as empresas unicórnio possuem diversas características em comum.
Normalmente, um unicórnio se destaca das outras startups por inovar completamente o setor em que atua, ao ponto de mudar o próprio funcionamento do mercado.
Isto é, essas empresas revolucionam a forma que os clientes consomem aquele serviço ou produto. Por exemplo, o Spotify revolucionou a forma que as pessoas consomem música.
Além disso, as empresas unicórnios tendem a apresentar outras características, como:
- Ter uma posição de vantagem, isso porque são pioneiras nas áreas ou serviços;
- Priorizar o investimento nas áreas de tecnologia, inovação e disrupção;
- Dar um enfoque maior no atendimento aos clientes e consumidores;
- Ter passado por diversas rodadas de investimento, contando com aportes de investidores-anjo, fundos de venture capital e demais investidores.
Vantagens de se tornar uma startup unicórnio
Alcançar uma avaliação no mercado em mais de 1 bilhão de dólares é de extrema importância para um negócio. Com o reconhecimento se torna muito mais fácil uma startup conseguir investimentos estrangeiros e nacionais.
Além disso, países com diversas empresas unicórnio acabam atraindo mais investimentos e aumentam sua credibilidade no mercado. Isso porque o cenário positivo para startup sinaliza para o mercado um potencial para investimento.
Exemplos de startups unicórnio
Até janeiro de 2019, haviam 325 startups unicórnios no mundo, de acordo com um estudo global da CB Insights.
Os exemplos de unicórnio mais populares são as empresas: Uber, Airbnb, SpaceX. Sendo o Uber a mais valiosa até o momento. A empresa demorou quatro anos e meio para alcançar a marca de um bilhão de dólares.
Mas este tempo pode variar muito. A empresa de e-commerce Jet demorou quatro meses para chegar a marca de um bilhão de dólares. Isto entre a data de lançamento até a avaliação do negócio.
Exemplos de unicórnios brasileiros
Nos últimos anos, empresas brasileiros também conseguiram entrar nesse seleto time e serem avaliadas em mais de um bilhão de dólares, alcançando o título de unicórnios brasileiros.
O Brasil entrou no mapa dos países com unicórnios em 2018, com a empresa 99 Taxis. No mesmo ano, a fintech Nubank se tornou a segunda startup brasileira avaliada em mais de 1 bilhão de dólares. Além dessas, outras empresas foram incorporando a lista, como:
- PagSeguro, startup do setor de pagamentos eletrônicos;
- Arco Educação, voltada para soluções em educação;
- Stone, empresa especializada em pagamentos;
- Movile, que controla o iFood.
Normalmente, o objetivo final de uma empresa unicórnio é abrir seu capital no mercado. Para entender mais sobre esse processo, baixe gratuitamente o nosso E-book Comece a Investir na Bolsa e aprenda como funciona a compra e venda de ações das empresas.