Muitas pessoas que começam a investir na bolsa possuem dúvidas sobre o que é o Ticker e como ele é composto.
Afinal, são tantas letras seguidas de números que podem ser difíceis de compreender no mercado financeiro. No entanto, Ticker da bolsa pode ser simples caso entenda sua lógica.
O que é Ticker?
Ticker é um código usado na bolsa de valores para identificar e negociar um determinado ativo. Em outras palavras, ele é uma abreviação do nome do ativo para facilitar tanto a identificação quanto a negociação do mesmo. Ou seja, conhecer o ticker de uma ação é o primeiro passo para começar a investir na bolsa.
Desse modo, através dessa abreviação o investidor consegue encontrar o ativo na plataforma que utiliza e negociá-lo. Também é possível acompanhar a evolução de sua rentabilidade.
Qual o objetivo do Ticker?
O principal objetivo do Ticker da bolsa é facilitar a visualização de um determinado ativo. Cada bolsa de valores, portanto, possui suas próprias regras para criar esse código de referência. Assim sendo, ele pode sofrer variações dependendo da bolsa em que o ativo é negociado.
Um exemplo seria a ação da Petrobrás. Na bolsa de valores brasileira ela é negociada com o ticker PETR3 e PETR4. Já na bolsa dos EUA, as ADRs – Ações da Petrobrás no exterior – são negociadas com o título de PBR pela NYSE.
No Brasil, o Ticker é composto por 4 letras e um número. Essa sistematização ajuda na consulta de ativos, tanto para as ações ordinárias quanto para as ações preferenciais.
Assim sendo, todas as ações da B3 possuem um padrão. Logo, para saber a cotação de qualquer ativo da bolsa basta digitar o ticker e consultar o seu preço.
Como é composto esse código?
Com o entendimento, significado de ticker, é importante entender sua composição. No Brasil, esse código é formado por letras e números.
As letras, dessa forma, representam o nome do ativo. Por exemplo: PETR é a Petrobrás, MGLU é a Magazine Luiza, e assim por diante. Os números também representam uma leve diferença entre as ações:
- O 1 diz respeito à ativos que possuem direito de subscrição a uma ação ordinária;
- O número 2 dá direito de subscrição a uma ação preferencial;
- O 3 indica que o ativo é ação ordinária (como por exemplo MGLU3);
- O número 4 mostra que o ativo é uma ação preferencial (como por exemplo PETR4);
- Os números 5 a 8 seguem os ativos de ações preferenciais das classes A, B, C e D, respectivamente;
- O 9 representa uma subscrição de ação ordinária;
- O número 10 representa uma subscrição de ação preferencial;
- O 11 diz respeito principalmente a BDRs, Fundos Imobiliários, Exchanged Traded Funds e Units.
Como é o Ticker no mercado de Opções?
As opções de ações também tem seu código formado por 4 letras que dizem respeito a ação. No entanto, elas são seguidas por uma quinta letra. Essa, representa o mês de vencimento da opção.
Além disso, essa quinta letra é seguida de um código que indica alguns outros detalhes do ativo como o strike e o tipo dela – no caso de ações americanas e europeias.
Foi possível saber mais sobre Ticker? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.
Leia mais sobre Ações