Taxa de anuidade: veja como funciona a taxa do cartão de crédito
O uso do cartão de crédito se encontra cada vez mais disseminado entre a população. Entretanto, é preciso tomar cuidado com diversos tipos de cobranças que podem ser feitas ao utilizar esse produto, como a taxa de anuidade.
Assim, é possível achar cartão de crédito sem anuidade e, com isso, diminuir os gastos e controlar as finanças pessoais.
O que é taxa de anuidade?
A taxa de anuidade é uma cobrança do banco ou instituição financeira responsável pelo uso do seu cartão de crédito. Geralmente, a taxa é cobrada automaticamente e vem discriminada na fatura do cartão.
Segundo o Banco Central do Brasil, a cobrança dessa tarifa é de responsabilidade das instituições financeiras. O valor da taxa sempre estará disponível no site do seu banco, na seção cartão. Essa taxa não é proibida.
Muitos se perguntam se a anuidade é mensal ou anual. É preciso saber que o seu pagamento pode ser mensal, dividido em parcelas ou anual, na forma à vista.
Assim como existem vários modelos de cartão, é possível ver discriminado nas fotos do site qual é seu cartão e as informações sobre ele no plano.
Além disso, também podemos encontrar cartão de crédito sem anuidade, que se moldam a alguns clientes perfeitamente.
Quando a taxa de anuidade é cobrada?
Depende do banco, pois a cobrança pode ser desde o primeiro ano de utilização do cartão. Ocorrendo assim no primeiro mês de uso.
Entretanto, a anuidade do cartão de crédito pode ser isenta durante determinado período de utilização. Alguns possuem isenção de alguns meses ou de até um ano ou mais.
Além disso, existem cartões de crédito que não cobrem anuidade pela sua utilização. Basta procurar pelas inúmeras opções disponíveis entre os mais diversos bancos e instituições financeiras.
No entanto, o ideal é consultar no banco emissor através do serviço de atendimento, e buscar as informações sobre como virá essa cobrança (parcelada ou à vista).
Anuidade de cartão de crédito bloqueado ou vencido
Não se pode cobrar a anuidade de um cartão de crédito bloqueado, independente do motivo: roubo, furto, compras suspeitas, etc. Existe uma lei sobre anuidade do cartão de crédito que impede esse tipo de cobrança.
O motivo disso é claro: uma vez que o cartão está bloqueado e não está sendo usado, não há necessidade de pagar anuidade para que ele possa manter suas operações.
Entretanto, muitas instituições continuam cobrando a anuidade mesmo nesses períodos. Nesse caso, o cliente pode entrar em contato com o banco e pedir o estorno desse valor na fatura.
No entanto, é possível que a instituição continue cobrando o valor. Nesse caso é possível buscar meios legais para resolver esse problema, dado que essa é uma prática abusiva, ferindo os direitos do consumidor.
Como negociar o valor da anuidade?
É importante consultar o banco que emitirá o cartão e visualizar o contrato. Pois os bancos podem cobrar a taxa automaticamente, sendo na forma à vista ou mensal.
A taxa sempre pode ser negociada com a administradora do cartão. Ou seja, é possível ligar no seu banco poderá negociar a taxa e conseguir uma cobrança de anuidade menor.
Logo, como ela muda todos os anos, é interessante conseguir um desconto maior para o próximo ano, a fim de buscar uma taxa menor.
Sendo assim, o valor da anuidade para quem paga regularmente e usa o cartão com frequência pode ser zerado. Essa é uma dica importante para saber como economizar dinheiro.
Entretanto, dependendo do banco, nem é preciso pagar o valor da anuidade. Clientes com pontualidade no cartão e que gastam com frequência conseguem se livrar da anuidade.
Cartão de crédito sem anuidade
Atualmente, é plenamente possível ter um cartão de crédito sem anuidade, já existem bancos que desconsideram a taxa de anuidade, como falamos.
Por isso o fator crédito deve moldar o cliente: com base no seu histórico positivo, pode ser possível eliminar a cobrança da anuidade.
Contudo, ela é desconsiderada totalmente por fintechs, empresas que prestam serviços financeiros baseados em tecnologia.
Os serviços das fintechs são inovadores, pois não são somente um banco digital, mas sim uma centralizadora de pagamentos em muitos casos.
No aplicativo o cliente pode acessar os dados do cartão através do celular, esse que funciona como um gestor de gastos e ainda consegue cobrar os menores juros rotativos do mercado. Sendo uma das melhores opções de cartão no momento, se compararmos as tarifas.
Como fazer um cartão de crédito?
Para solicitar um cartão de crédito é preciso de uma aprovação da instituição financeira ou banco que irá emitir esse cartão.
Para isso, o cliente precisa enviar alguns documentos que comprovem algumas informações, como, por exemplo, alguns documentos pessoais.
De forma geral, pede-se o RG (ou outro documento de identidade com foto) e o número do CPF da pessoa.
Além disso, as instituições pedem um comprovante de renda dos últimos 3 meses. Essa é uma informação importante para, por exemplo, saber quanto de limite dar no cartão.
Por fim, também pede-se algum comprovante de residência atualizado, como uma conta de luz, água ou telefone.
Você ainda tem alguma dúvida sobre o funcionamento da taxa de anuidade do cartão? Comente abaixo para que possamos tirar os seus questionamentos.
O que é taxa de anuidade?
É uma cobrança feita pelo banco ou instituição financeira responsável pelo cartão de crédito. Esse valor tem sua cobrança realizada de forma automática e seu valor consta na fatura do cartão de crédito.
Para que serve a anuidade de um cartão de crédito?
A taxa de anuidade tem sua cobrança feita ao usuário do cartão de crédito para que a instituição financeira cubra os custos do cartão e consiga manter as operações do cartão funcionando da forma apropriada.