Tarifa de contingência: saiba mais sobre essa cobrança

Em épocas de seca e falta de chuvas, é normal que o contribuinte se depare com uma tarifa de contingência em suas contas de água, luz e demais serviços básicos. O que pode afetar o seu planejamento financeiro do mês.

Isso porque a tarifa de contingência torna as contas mais caras, pesando no bolso da população.

O que é tarifa de contingência?

Tarifa de contingência é uma cobrança extra aplicada sobre contas de energia elétrica, água e gás quando há alguma dificuldade por parte do ente público em fornecer o serviço.

O percentual cobrado e as regras para a aplicação da taxa variam de acordo com a determinação do governo e das agências reguladoras do serviço.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

Os casos mais comuns ocorrem em épocas de seca, quando o fornecimento de água fica prejudicado pelo baixo volume das represas. Assim, a aplicação de racionamentos e da sobretaxa é recorrente nestes períodos. A conta de gás não é afetada em casos de seca.

Em 2016, por exemplo, a tarifa de contingência sobre a conta de água no Distrito Federal chegou a tornar o pagamento 40% mais caro para quem ultrapassasse o consumo de 10 mil litros de água por mês.

Por que a tarifa de contingência é cobrada?

O intuito da tarifa de contingência, teoricamente, é estimular a população a economizar no uso dos serviços.

Assim, em caso de seca, surge esta tarifa para penalizar quem não consegue se adequar aos limites de consumi impostos pelas empresas gestoras do serviço. Deste modo, parte-se do pressuposto que doendo no bolso, o consumidor irá aprender como economizar.

Ou, ao menos, este é o motivo oficial dado por estar empresas para a implementação da cobrança extra. Porém, muitas vezes mesmo economizando é difícil ficar dentro da meta estipulada pela empresa. Ainda mais se os moradores do imóvel forem numerosos.

Como funciona a tarifa de contingência?

Ao perceber uma maior dificuldade na prestação do serviço ao público, a empresa responsável por ele solicita junto à agência reguladora a cobrança da tarifa extra.

No caso dos serviços de saneamento básico e fornecimento de água, a responsável junto ao governo é a Agência Nacional das Águas (ANA).

Mas quando o problema envolve o fornecimento de energia elétrica, a responsabilidade pelo aumento na conta de luz é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Após a solicitação ser analisada pelo conselho gestor da agência em questão, há uma definição sobre a permissão da cobrança. Neste momento, também é definido o percentual a ser aplicado, bem como o limite de consumo que será imposto.

Então, a cobrança será aplicada apenas aos consumidores que ultrapassarem o limite de consumo imposto, como uma penalidade financeira por descumprimento de meta.

Um ponto importante a atentar é que o fim do período da cobrança não coincidirá, necessariamente, com o fim da dificuldade de fornecimento do serviço. Ainda que o problema acabe, será preciso que a agência reguladora determine o fim da cobrança.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

A tarifa de contingenciamento é ilegal?

A cobrança da taxa de contingência é motivo de muita controvérsia. Inclusive, há diversas ações na Justiça contra este tipo de acréscimo nas contas.

E muitas das decisões já proferidas são mesmo contra a tarifa, por esta ser considerada ilegal ou abusiva. Afinal, o valor pago a mais não será revertido em benefício da população, indo apenas para o lucro da empresa que o cobra.

Logo, é bastante comum que ela seja vista como uma cobrança indevida. Especialmente nos casos em que ainda há racionamento. Isso porque a população paga a mais e usufrui bem menos do serviço.

Foi possível saber mais sobre tarifa de contingência? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
Gabriela Mosmann
Compartilhe sua opinião
8 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Clébio... 30 de outubro de 2020
    Aqui no São João do Amanarí está um verdadeiro roubo essa tarifa de contingência, não há porquê cobrar pois aqui os açudes estão cheios, e outra q está tendo racionamento de água, todos os dias, quando chegar 18:00 horas já não tem mais água pra ninguém, estou pensando seriamente em processa a CAGECE daqui do São João do Amanarí...Responder
  • RONALDO CAMINHA DA SILVEIRA 5 de setembro de 2021
    Como é feito o cálculo da tarifa de contingéncia da Cagece? Qual o valor dessa tarifa? Por que não vem esse valor explícito nas faturas?Responder
    • Higor 26 de outubro de 2021
      é cobrado 120% sobre o total excedente/ a mais, do seu consumo médio, ao inves do valor total do consumo, mesmo aumentando o consumo. porém contas de energia e água é cobrado pela manutenção do fornecimento e não pelo consumo em si, mas para que não haja quem use exageradamente sem controle em detrimento de pessoas que podem ficar sem fornecimento de forma a regular e manter essa distribuição equilibrada otima pra gestao, a forma de controlar isso é vendendo em lotes de quantidade de consumo médio em kw ou m³ estimulando o consumo proporcional por pessoa, para a grande maioria, ainda que se use um cálculo diferente dependendo da área , de baixa renda a area nobre, dependendo do imovel x localização, uma discriminação invertida, mas no geral, sempre visando lucro para os investidores e claro, pra arrecadar mais com os impostos sobre o valor total do serviço cobradoResponder
  • Jose Rocha 2 de dezembro de 2021
    Maneira do governo enfiar a mão no bolso do contribuinte. Por que quando ocorre excesso de chuva a tarifa da água não baixa?Responder
  • Rosimeire 20 de dezembro de 2021
    Com certeza essa " taxa " é no mínimo abusiva sim! E ainda os consumidores de baixa renda serem pegos com valores triplicados.Responder
  • Marflan Rebouças 4 de janeiro de 2022
    Isso pode ser chamado de roubo, esse governador e prefeito não tem mais o meu voto nem da minha famíliaResponder
  • Marcio roberto coelho de freitas 11 de março de 2022
    Minha água Ta errada deu 237.27 uma tal de tarifa de contingênciaResponder
  • Natália 16 de março de 2022
    Eu estou aqui doente minha água de 100.00 pulou para 218.00 só dessa tarifa imoral veio quase 100.00,roubo na cara de pauResponder