Sustentabilidade empresarial é um tema que tem ganhado espaço em fóruns de discussão corporativos ao redor do mundo. Também tem entrado no radar de investidores e de outros atores do mercado financeiro.
O que é sustentabilidade empresarial?
Sustentabilidade empresarial é uma filosofia que serve de norte para as decisões de empresas. Nela, as ações são do negócio são pensadas para trazer, além do retorno financeiro, benefícios à sociedade, à economia, à comunidade e ao meio ambiente. Estas ações são, porém, alinhadas com seu desenvolvimento econômico.
Assim, diz-se que empresas que buscam agir segundo esse conceito adotam práticas sustentáveis. A ideia é que estas tragam impacto positivo no longo prazo para o ambiente no qual a empresa está inserida.
Dessa forma, a companhia acaba também sendo beneficiária dessas ações. Por exemplo: Se uma empresa de celulose e papel não adota atitudes sustentáveis fazendo reflorestamento das matas, pode ocorrer que, em alguns anos, não tenha mais árvores para explorar como matéria-prima a um custo economicamente viável.
Contudo, a estratégia faz sentido se a empresa não descuida do seu objetivo de negócio. Em outras palavras, é um acerto desde que as ações propostas caibam no orçamento empresarial.
A sustentabilidade empresarial tem sido um critério observado por certos investidores na hora de investir em ações. Pensando nisso, a Bolsa de Valores de São Paulo criou o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), para avaliar empresas sustentaveis.
A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma das entidades a nível global que discute o tema. A instituição tem um guia de orientação, que define cinco características de sustentabilidade empresarial:
- Negócios com princípio;
- Fortalecimento da sociedade;
- Comprometimento da liderança;
- Relatório de progressos;
- Ação local;
Quer saber mais sobre os indicadores do valor de uma empresa? Faça o minicurso de valuation e precificação de ativos.
Impactos da sustentabilidade empresarial
Além do mercado financeiro, a sustentabilidade ambiental tem influência na imagem de uma empresa e pode ser decisiva ao explorar um nicho de mercado.
Nesse quesito, pode alterar hábitos de compra junto ao público mais sensível a estas bandeiras, que é crescente. Assim, os clientes podem optar, por exemplo, por consumir produtos de empresas que dão importância ao meio ambiente.
Porém, a sustentabilidade nas empresas ainda é vista como uma atitude superficial por algumas companhias. Isso abre brechas para que empreendimentos se promovam através do chamado “marketing verde” ou da “onda ambiental”.
Essas empresas buscam criar a imagem de sustentáveis junto ao público, sem que suas ações tenham, de fato, impacto nesse sentido. Como exemplos de sustentabilidade nas empresas , podemos citar:
- Reaproveitar sobras de matéria-prima;
- Reaproveitar água;
- Racionar energia elétrica;
- Reciclar os resíduos;
- Criar projetos educacionais para benefício dos colaboradores;
- Usar embalagens recicláveis para os produtos;
- Utilizar plásticos e materiais biodegradáveis;
Entre exemplos de sustentabilidade mais específicos está o de empresas que vendem bens de consumo não-duráveis ao informar na embalagem dos produtos as suas características e forma correta do descarte. Também, adotar praticas de logística reversa para as embalagens é um dos mecanismos utilizados na sustentabilidade ambiental com preocupação parecida.
Foi possível saber mais sobre sustentabilidade empresarial com este artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.