Gerir uma atividade produtiva com eficiência exige a integração adequada de todas as etapas envolvidas, bem como seu monitoramento contínuo. Dentre elas, uma das mais importantes, é o chamado supply chain.
O Supply chain é um termo que está diretamente conectado não só a área produtiva e operacional da empresa, mas também ao seu setor estratégico e financeiro.
O que é supply chain?
O supply chain, também conhecido como cadeia de suprimentos, consiste no conjunto de etapas e processos produtivos que vão desde a fabricação da matéria-prima até o recebimento do produto pelo consumidor.
Ou seja, na prática, o supply chain representa toda a sequência de produção que se inicia na compra dos insumos e matérias-primas, passando pelo seu transporte, estocagem, entrada no processo produtivo, embalagem, armazenamento, distribuição e venda para os clientes.
Adicionado a todas essas etapas, estão a infraestrutura física e de processos necessária para dar suporte às operações.
Exemplo de supply chain
Um exemplo de supply chain é cadeia produtiva do setor de agronegócio: seleção de grãos, produtividade, armazenamento e distribuição. Isso tudo requer uma administração adequada, que possibilite otimizar ganhos e reduzir custos.
Portanto, o supply chain é um termo atrelado à produção não só industrial, mas também envolvendo as atividades econômicas de qualquer processo produtivo.
Como funciona o supply chain?
Desde o fabricação até a entrega ao cliente, é necessário gerir uma série de processos. Disso dependerão a qualidade do produto e os custos de sua produção e venda.
Assim, alguns fatores decisivos na gestão da cadeia de suprimentos, são:
- Quantidade da produção;
- Despesas com a produção;
- Despesas com logística;
- Tributação e impostos.
Desta forma, esta cadeia de valor pode ser definida como uma cadeia de atividades integradas e contínuas, objetivando entregar o produto ao consumidor.
Supply Chain Management: a gestão da cadeia de suprimentos
Supply Chain Management (SCM), em português “Gestão de Cadeia de Suprimentos”, é a atividade de gerenciar toda o processo de logística de suprimentos e produção do negócio.
No SCM, todos os elementos da cadeia produtiva estão conectados, os quais cooperam de forma mútua para obter otimizações operacionais e na distribuição de produtos.
Assim, a administração da cadeia de suprimentos é realizada por meio do compartilhamento de processos, a partir do desenvolvimento da tecnologia.
Enfim, o SCM objetiva:
- Diminuir custos: ou seja, aumentar a liquidez e os lucros e alimentar o fluxo de caixa. Por exemplo, menos estoques e menos fornecedores;
- Aumentar vantagem competitiva.
O SCM é um conceito que valoriza as relações estratégicas entre organizações de diferentes setores do mercado, conectadas para adicionar valor à cadeia de produção. Elas dividem conhecimento e estratégias para benefício de todas as empresas integradas.]
Para entender melhor os efeitos de uma boa gestão de supply chain em uma empresa, acesse gratuitamente nosso minicurso sobre Valuation e Precificação de Ativos e entenda como essa atividade agrega valor econômico e eficiência para toda a empresa.
Por que investir na gestão da cadeia de suprimentos é tão importante?
Uma cadeia de suprimentos mal gerida pode provocar:
- Perda de vendas;
- Aumento de custos;
- Fortalecimento dos concorrentes;
- Perda de valor da empresa e de seus produtos.
Assim, é necessário sempre gerir estrategicamente questões ligadas a estoque, transporte, armazenagem e fornecedores. Isso envolve estrutura organizacional, mão de obra, tecnologia e outros processos cronológicos e ordenados.
Por isso, a cadeia deve estar apta a se adequar a situações impostas por questões sazonais e pelo mercado. Assim, temos o marketing, que monitora, avalia e planifica as ações da empresa, com base em dados do mercado.
Logo, na gestão de supply chain, assim como de uma empresa em geral, é cada vez mais importante investir em melhorias constantes. Nesse cenário, ferramentas de inovação e Tecnologia da Informação (TI) podem ser empregadas para melhoras os resultados.