Normalmente a utilização do stock options é de grande valia para as empresas que querem unificar os objetivos dos investidores com os dos gestores de uma empresa.
Sendo assim, entender como funcionam o stock options pode ajudar a compreender melhor a dinâmica das empresas de capital aberto.
O que é Stock Options?
O stock options é conhecido no mercado como uma forma de remuneração variável paga a funcionários do alto escalão que atingem determinados resultados dentro de uma empresa.
Stock options é um mecanismo de compra de ações por parte dos funcionários de uma empresa que tem se tornado muito popular.
Mais comumente podemos ver essa prática acontecendo em multinacionais ou empresas de grande porte das quais dependem muito fortemente de profissionais altamente qualificados para tocar as operações da companhia.
No entanto, vale notar que, em países emergentes, o stock options ainda é muito pouco difundida se compararmos com as práticas vistas em países desenvolvidos.
Qual o objetivo do Stock Options?
O objetivo do stock options é incentivar o profissional a ser mais produtivo em sua atividade. Isso porque, com uma melhor performance, ele aumenta o lucro da empresa. E quando a empresa tem um lucro maior, a cotação de suas ações aumenta.
Isso faz com que o profissional sinta-se parte do negócio, aumentando sua vontade de trazer mais e mais lucro para a companhia.
Portanto, é fundamental entender como funciona stock options, uma vez que esse mecanismo pode trazer excelentes resultados se feito da maneira correta.
Além disso, essa é uma forma de reter talentos dentro do quadro das empresas. Existe um período mínimo para que o sócio exerça o seu direito a compra, então o funcionário não pode simplesmente comprar as ações e se desligar da empresa.
Ou seja: esse é um mecanismo importante para alinhar os interesses dos acionistas e dos funcionários. Dessa forma, todos se empenham para o crescimento da companhia.
Um exemplo de stock option bem sucedido é o de Elon Musk que. O CEO da Tesla pôde comprar diversas ações da empresa e hoje é o homem mais rico do mundo.
Como funciona o stock options?
O pacote de remuneração de ações para funcionários funciona através de opções de ações concedidas a funcionários específicos de uma companhia.
Esses pacotes de remuneração oferecem ao seu titular o direito de comprar uma determinada quantidade de ações da empresa a um preço determinado (normalmente abaixo do negociado naquele momento) por um período de tempo.
O significado de stock options é o de que o funcionário da empresa poderá ter a oportunidade de ter parte do seu salário atrelado aos resultados da companhia em que trabalha.
Usualmente, os gestores que receberem essa oportunidade devem esperar por um período determinado de carência para que eles possam efetivamente comprar a ação da companhia.
De fato, isso se dá visando incentivar o atingimento de metas de médio e longo prazo por parte dos funcionários da empresa.
O período em que o colaborador de uma companhia pode se aproveitar de um stock options pode variar de contrato para contrato. Assim, após determinado tempo, sendo normalmente firmado em um contrato, esse funcionário terá que vender suas ações.
Por fim, é bastante óbvio que os acionistas de uma empresa objetivem que o seu patrimônio cresça ao longo do tempo. Para isso, recompensem os seus funcionários com parte desses ganhos de capital.
Vantagens do uso de stock options numa empresa
Primeiramente, manter uma empresa operando rapidamente e atenta às demandas dos seus clientes pode ser uma das grandes vantagens competitivas na busca por melhores resultados.
Dessa forma, algumas estratégias podem ser tomadas objetivando incentivar esses funcionários, uma delas é a própria stock options.
Entre seus benefícios, destaca-se a criação de um clima de engajamento do profissional na empresa onde trabalha.
Além disso, o mecanismo consegue alinhar os objetivos dos acionistas com os gestores da companhia, além de incentivar uma cultura ownership. Ou seja, uma “cultura de dono” nos colaboradores.
Por fim, se bem elaborados em um contrato, a política de stock options pode incentivar os resultados de longo prazo numa empresa.
Como pode-se ver, esse tipo de incentivo pode fazer toda diferença na atração e manutenção de um quadro de funcionários altamente capacitado e proativo na solução de problemas da empresa.
No entanto, para o funcionário que recebeu um stock options, existem algumas desvantagens, que se dão por conta dessa remuneração ser de caráter variável.
Assim, naturalmente pode haver um resultado incerto e possivelmente desagradável para o mesmo.
Vale a pena fazer Stock Option?
O mecanismo de stock option permite que o funcionário de uma empresa compre as ações da companhia a um preço mais atrativo do que se comprasse diretamente no mercado de ações.
Portanto, de um ponto de vista puramente monetário, essa é uma forma de comprar ações dessa empresa com um preço mais atrativo.
No entanto, esse mecanismo só é vantajoso caso o empreendedor confie na performance de longo prazo da empresa e esteja com os seus interesses alinhados, pois geralmente é preciso esperar um certo tempo até poder vender as ações.
Ou seja: não é possível comprar as ações por um preço mais barato e simplesmente vendê-la no mercado. O lucro através desse mecanismo vem com o crescimento a longo prazo que a empresa proporciona.
Além disso, vale notar que um dos grandes princípios dos investimentos é o da diversificação. E ter grande parte do patrimônio em apenas uma companhia fere esse princípio.
Portanto, é preciso que cada um avalie se vale a pena ou não aderir a esse programa. Deve-se considerar fatores como diversificação, visão de longo prazo, estratégia de investimentos e outros.
Ficou com alguma dúvida sobre Stock Options? Deixe nos comentários abaixo.
Como surgiu as Stock Options?
Essa modalidade começou a ser adotada na metade do século XX por empresas dos EUA e da Europa. A pratica se tornou amplamente difundida, especialmente nas startups e empresas de tecnologia em geral.
Como funciona o stock options?
Stock options consiste em um mecanismo em que determinado funcionário de uma empresa recebe parte de sua remuneração em ações da empresa. Sendo assim, ele aumenta seu patrimônio conforme o valor de mercado da empresa cresce.
Qual o objetivo das Stock Options?
As stock options têm como função alinhar os interesses dos investidores e dos gestores da empresa, de forma que ambos os grupos se beneficiem com a valorização das ações da companhia.