Stalking horse: saiba o que representa no mercado financeiro
Expressões como “Stalking Horse” são frequentemente empregadas por aqueles com maior familiaridade com o mercado financeiro.
No caso do Stalking Horse, a expressão é utilizada para indicar um tipo específico de negociação dos ativos de uma companhia listada em bolsa.
O que significa Stalking Horse?
Stalking horse é uma expressão utilizada para ofertas iniciais em ativos de empresas em processo de falência ou recuperação judicial.
Existem alguns casos de empresas que, mesmo negociadas em bolsa de valores, chegam a falência e, por conta disso, precisão recorrer a um leilão judicial para quitar seus débitos e reduzir os prejuízos de capitais de terceiros.
Por força judicial, essas companhias são forçadas a negociar seus ativos, mesmo que não os vendam ao preço que consideram justo e/ou ideal.
A estratégia de stalking horse é muito utilizada nesse caso, já que foi uma formula encontrada para que as empresas possam reduzir seus prejuízos em casos de necessidade de oferta de ativos por motivos judiciais.
Como funciona uma oferta Stalking Horse?
Para que seja amplamente compreendido o que é stalking horse, é fundamental entender como funciona uma oferta de ativos desse tipo.
Basicamente, a empresa em processo de falência e/ou recuperação judicial escolhe, entre vários possíveis compradores, quem fará a primeira oferta pelos seus ativos remanescentes.
Assim, o stalking horse vai determinar uma oferta base, para que os demais possíveis compradores não possam ofertar valores abaixo.
Como uma boa oferta stalking horse é interessante para a empresa que está negociando seus ativos restantes, o comprador escolhido como referência, normalmente, recebe vários incentivos, como reembolso de despesas e taxas de rescisão.
É importante saber analisar e compreender quando uma empresa está caminhando para a falência. Quer saber analisar empresas e escolher apenas boas ações? Então baixe o Ebook Como Analisar Uma Ação, elaborado pela Suno Research.
Exemplo de oferta Stalking Horse
Para uma melhor compreensão do conceito, é interessante conhecer um exemplo de stalking horse da bolsa de valores nacional.
A companhia telefônica “Oi” tem capital aberto, negociada em bolsa através ticker “OIBR3“ e entrou em processo de recuperação judicial.
Assim, após algumas negociações, a empresa recebeu uma proposta do grupo formado pela Claro, Tim e Telefônica Brasil pelos seus ativos.
O grupo ofereceu R$16,5 bilhões pelos ativos móveis da Oi, que utilizou essa oferta como stalking horse.
Portanto, na prática, isso significa que o valor oferecido pelo grupo servirá de base para o leilão judicial dos ativos da companhia em falência.
Além do exemplo nacional, existem vários casos de stalking horse no mercado financeiro ao redor do mundo.
Em 2015, por exemplo, a Valeant Pharmaceuticals International Inc. (NYSE: VRX) lançou uma oferta stalking horse de U$400 milhões pelos ativos restantes da Dendreon, empresa que estava em processo de recuperação judicial.
De certa forma, o processo acaba sendo vantajoso para ambas as partes. Afinal, a empresa em falência consegue obter recursos importantes para resolver questões judiciais, enquanto a empresa ofertadora do stalking horse consegue obter ativos a um bom preço, além dos incentivos recebidos.
Esse artigo te ajudou a entender o que é stalking horse? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.