Spin-off: prática que visa o crescimento sólido e rápido de empresas

Para aquelas pessoas que andam mais próximas às notícias do mercado financeiro, provavelmente já devem ter ouvido – ou ainda irão ouvir – falar em algum momento do termo spin-off, que nada mais é do que uma empresa derivada de outra já existente.

O spin-off é o nome dado a uma empresa criada a partir de uma outra, deixando parcialmente ou totalmente de fazer parte da “empresa-mãe”.

No entanto, é possível chamar por essa definição uma empresa que foi criada através de outra que já existe, ou quando é criada uma nova empresa através de uma universidade ou instituto de investigação.

Geralmente este tipo de operação é realizada quando uma nova empresa possui um bom conceito de negócios e necessita se separar da empresa-mãe para poder captar recursos externos oriundos de novos acionistas, e dessa forma crescer de maneira mais acelerada.

Motivos de fazer um spin-off

A seguir, listaremos alguns dos principais fundamentos para a criação de um spin-off:

  • Retenção de talento: Uma das motivações desta intervenção é a retenção do pessoal na forma de bonificações com ações, alinhando o desempenho do pessoal com os resultados exclusivamente da empresa derivada;
  • Novos nichos de negócios: Ao se criar uma nova empresa, as oportunidades de criação de novas idéias se tornam bastante melhores em comparação ao formato mais rígido de uma empresa de maiores dimensões;
  • Estratégia financeira: Ainda, um dos principais motivos deste tipo de transação empresarial é a possibilidade de captação de recursos para a realização do crescimento do conceito de geração de valor para os acionistas da nova empresa.

Diferença de um spin-off e uma startup

É muito comum no mercado, iniciantes confundirem a definição de spin-off com o conceito de uma empresa startup.

Geralmente, uma startup nasce de uma idéia inovadora, ligada à exploração de uma nova tecnologia e com possibilidade de obter um crescimento exponencial.

No entanto, nem sempre uma startup funciona como o esperado e, por vezes, um segmento dessa startup começa a dar muito certo, ofertando um produto ou serviço de bastante destaque.

Quando um fato dessa natureza se faz por acontecer, normalmente os executivos da empresa-mãe (a startup) decidem que é melhor criar uma nova empresa, de forma a centralizar decisões na companhia mais bem posicionada no mercado, e por conta disso, é comum que se realize, assim, um spin-off.

Exemplos de Spin-off:

  • Os programas de fidelidade Multiplus e Smiles, das companhias aéreas Tam e Gol, respectivamente, são exemplos de cases de sucesso que foram transformadas em empresas independentes.
  • BB Seguridade, o braço de seguros do Banco do Brasil, uma das empresas de seguros mais rentáveis do mundo, é um exemplo deste tipo de derivação empresarial de um dos principais bancos brasileiros.
  • Wiz Soluções, a corretora de seguros da Caixa Seguridade é um case de negócios altamente rentável e que também foi transformado em empresa independente e lançado para negociação em bolsa de valores.

Conclusão

Através do que foi dito, podemos perceber que a estratégia de se lançar um spin-off pode ser uma atitude bastante inteligente, que pode ser favorável tanto para a empresa derivada quanto para a empresa mãe, melhorando-se, assim, a governança da companhia em questão e tornando a gestão deste empreendimento mais próxima do dia-a-dia da nova empresa criada.

ACESSO RÁPIDO
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
Nenhum comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *