Socioeconomia: o estudo das relações entre economia a sociedade
A economia possui diversas áreas de estudo, como macroeconomia, microeconomia e comércio internacional. A socioeconomia é uma delas.
A teoria econômica ortodoxa em muitas vezes se contrapõe a socioeconomia. Isso porque pressupõe que os agentes econômicos sempre pensam racionalmente a fim de maximizar seu lucro ou utilidade.
A Socioeconomia é a ciência social que estuda como a relação entre os fatores sociais e econômicos afetam a sociedade. De forma resumida, analisa como as sociedades progridem, estagnam ou regridem influenciadas por sua economia local ou regional, ou da economia global.
O grupo social foco do estudo seria um grupo de pessoas com as mesmas classes sócio-econômicas, mas também cultural e similar nível de educação, tipo de profissão, descendência racial e social e outras características.
As teorias e pesquisas em socioeconomia acreditam que os indivíduos não possuem o mesmo pensamento racional. E dessa forma, não possuem os mesmos objetivos, como pressupõe as teorias econômicas clássicas.
Para essa vertente de estudo, o grupo social-econômico do indivíduo irá influenciar e até mesmo moldar suas crenças e atitudes, seus objetivos de vida e assim, de consumo.
Por exemplo, pessoas de grupos sociais com alto nível de educação tendem a perseguir um maior nível de educação do que pessoas em grupos sociais de baixo nível educacional. Seja pelas oportunidades serem maiores, ou por ser esperado que o individue o faça. Ou mesmo porque ele acredite ser natural o fazer.
Já pessoas em um grupo de nível mais baixo de educação podem encontrar não só dificuldades econômicas como estímulo a irem muito acima do nível de educação do grupo. Isso pode levar a empregos de menores salários e menos oportunidades. E por outro lado, não afasta esse individuo do seu grupo social.
As contribuições da socioeconomia
Muitas vezes o termo socioeconomia é usado para englobar diversas áreas de estudo das ciências sociais e economia. Como a economia social ou a economia comportamental.
Esses estudos têm crescido bastante em quantidade e em importância no mundo econômico para explicar o comportamento dos agentes.
Muitas vezes a análise clássica da teoria econômica em que os agentes econômicos buscam sempre maximizar sua utilidade não se aplica mais.
Isso mostra que nem sempre os indivíduos estão pensando apenas em termos financeiros ao consumirem. Há outros desejos de consumo que as pessoas buscam, e, por conseguinte, as empresas tentam preencher.
Com isso, dependendo do grupo sócio-econômico de uma região haverá o desenvolvimento ou não de um mercado ofertando a diferentes quantidades e preços.
Um exemplo é o consumo de produtos orgânicos e ecologicamente sustentáveis. Há um grupo de pessoas que está disposta a pagar mais por esses produtos. E que pode inclusive rejeitar os produtos que não possuem essas características.
Logo, em uma região em que esse grupo de pessoas é predominante, esse tipo de mercado irá se desenvolver muito mais do que em regiões onde esse grupo de pessoas é pequeno.
Dessa forma, essa região acabará por ter um consumo mais sustentável e assim desenvolver uma economia e sociedade mais sustentável.
Por fim, a socioeconomia mostra como os desejos de consumo e assim o desenvolvimento econômico de uma região é moldado por fatores sócio-econômico-culturais.