Sócio: entenda quais são os principais tipos existentes
Ser sócio de alguém ou de alguma instituição costuma ser encarado por muitos como um crescimento pessoal e profissional.
Mas ser sócio também pode implicar em um investimento, seja ele financeiro, de tempo ou de conhecimento. E pode ter grande impacto nas finanças pessoais de quem segue este caminho.
O que é sócio?
Sócio é alguém que se alia a outra pessoa ou entidade em busca de um objetivo comum nos negócios. O termo implica em parceria, o que significa que os aliados caminharão juntos, de alguma forma. Se associar a uma empresa implica em ser dono de parte (ainda que mínima) dela.
Vale notar que o sócio majoritário é aquele que possui maior número de cotas ou ações da empresa. Além disso, se associar a uma empresa também pode implicar em um investimento, seja ele financeiro, de tempo ou de conhecimento.
Porém, há formas diferentes de envolvimento de acordo com qual a função na empresa. Os principais tipos são:
- Proprietário;
- Administrador;
- Cotista.
Qual o significado de sócio?
O termo “sócio” se refere a um indivíduo que possui participação no capital de uma empresa, ou seja, é um dos proprietários da empresa. Esse tipo de relação é estabelecido por meio de um contrato de sociedade, no qual cada um dos sócios se compromete a contribuir com um capital para a empresa, geralmente visando obter lucro. Em resumo, ser sócio de uma empresa significa ter uma relação de propriedade e responsabilidade com o negócio em questão.
Qual o significado de sócio?
No mundo dos negócios, o sócio é um dos proprietários de uma empresa, que participa da tomada de decisões e divide responsabilidades e lucros com os demais sócios. Nesse contexto, a palavra “sócio” é muitas vezes associada a empreendedorismo e ao mundo empresarial.
O que é sócio proprietário?
Em linhas gerais, o sócio proprietário é aquele que detém a propriedade de uma parte da empresa, ou seja, possui uma participação societária na sociedade empresária. Essa participação pode ser representada por cotas ou ações, dependendo do tipo de empresa e do regime jurídico adotado.
Além de deter uma parte da propriedade da empresa, o sócio proprietário também tem direitos e deveres, os quais variam conforme a legislação e o contrato social da empresa. Entre os principais direitos, estão o de participar das decisões da empresa e receber parte dos lucros, enquanto entre os deveres estão o de cumprir as obrigações previstas em contrato e contribuir com recursos financeiros ou outros bens para o desenvolvimento da empresa.
O que é sócio administrador?
Sócio administrador é o responsável pela gestão da empresa. Ele determina o que deve ser feito dentro do negócio, tendo poder de decisão para as tarefas do dia a dia.
Este profissional recebe, mensalmente, pró-labore em vez de salário, como remuneração pelas suas atividades. Sobre este valor, incide o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a contribuição social. Tal valor ou percentual precisa constar no contrato social da empresa.
É comum que o sócio proprietário seja também administrador, tendo a prerrogativa de tomar decisões, mesmo que seja preciso consultar outros donos para isso.
Quer entender melhor como se organizam as obrigações de uma empresa? Faça o minicurso gratuito de contabilidade para investidores.
O que é sócio cotista?
Já o sócio cotista não precisa, necessariamente, trabalhar na empresa. Ainda assim, ele receberá valores referentes a esta posse, quando houver a distribuição de lucros. Esta distribuição de dinheiro tem o papel do rendimento do investimento feito.
Em geral, esta divisão dos lucros funciona de modo que os valores recebidos correspondem, proporcionalmente, à quantidade de cotas detidas.
Quanto mais cotas, maior será o valor recebido. Isso com a vantagem de que não incide IRPJ nem a contribuição previdenciária sobre a distribuição de lucro.
Outra vantagem do cotista é o menor grau de responsabilidade pelos atos da empresa. Se a empresa se endividar e o seu capital já estiver completamente integralizado, este não precisará temer pelos seus bens pessoais.
Já o administrador poderá sim responder com seu capital pessoal se for comprovado que sua gerência foi feita de forma irresponsável.
Como se tornar sócio de uma empresa?
Existem vários tipos de sócios em uma empresa, e é possível ser sócio de várias empresas ao mesmo tempo.
Primeiramente, é possível fundar uma companhia e com isso, tornar-se o seu sócio majoritário. Nesse caso, o fundador deve gerir a sua empresa e cuidar para que ela dê lucro.
Além disso, existe a possibilidade de um funcionário se destacar de forma que seja convidado a ser sócio da empresa para a qual trabalha. Isso é muito comum em escritórios de advocacia, por exemplo.
Outra possibilidade é a de se tornar um cotista ao investir em empresas na bolsa de valores. Nesse caso, a porcentagem da empresa que o investidor possuirá será proporcional ao seu número de ações.
De fato: muitos investidores se consideram sócios das empresas nas quais investem, buscando empresas que possam performar bem no longo prazo.
Quais são as principais funções de um sócio de uma empresa?
As funções do sócio de uma empresa podem variar dependendo de como a organização da empresa está definida. Por exemplo: uma empresa pode ter um ou vários sócios, e isso implica em mudanças na gestão.
De forma geral, ele é responsável pela tomada de decisões na empresa, sendo ele o responsável pelo quadro geral da companhia.
Entretanto, caso a empresa tenha mais de um sócio, essa decisão pode ser tomada em conjunto. Fatores como divulgação dos produtos e serviços, aspectos operacionais, crescimento de market share e outros pontos podem ser decididos pelos sócios.
Existem casos em que a empresa tem um sócio responsável por cada área. Assim, há um responsável pela gestão das operações, outro responsável pelas finanças, outro responsável pelo marketing, etc.
Portanto, fica claro que o objetivo central desses profissionais é cuidar de todos os aspectos de gestão da empresa para que ela continue com suas operações.
Sociedade ou emprego
O termo sócio é bastante empregado no meio jurídico, quando há vários advogados associados em um mesmo escritório. Há, inclusive, certa polêmica trabalhista neste sentido.
Isso porque estudiosos do tema afirmam que a sociedade faz com que o trabalhador abra mão de alguns direitos que tinha enquanto funcionário. Os principais são: décimo terceiro salário, carga horária definida e férias remuneradas.
Em contrapartida, os defensores do método afirmam que, com a sociedade, o profissional passa a ganhar mais, por meio do pró-labore. Além disso, ele se torna proprietário de parte do negócio como sócio para empresa.
É bastante comum que o termo sócio seja confundido com acionista. Os sócios são aqueles que, de alguma forma, farão parte daquele negócio.
Já os acionistas são os que investem recursos financeiros na empresa, como por meio da compra de ações de uma sociedade anônima. Seu objetivo é ter retorno financeiro dentro de determinado prazo.
Estas transações, em geral, são feitas por meio da Bolsa de Valores. A remuneração desses investidores é feita pela distribuição de parte do lucro líquido da empresa, conhecida como dividendos.
Os acionistas também não podem ser responsabilizados pelas dívidas da companhia. Até porque a gestão do negócio, nas SAs, é feita pelo conselho de administração.
Entretanto, estes acionistas podem ter direito a voto nas decisões da empresa, caso suas ações sejam ordinárias. Estas votações são feitas em assembleias gerais.
Quais as vantagens de ter um sócio?
Ter um sócio pode trazer diversas vantagens para um negócio. Uma das principais vantagens é a junção de conhecimentos e habilidades, pois cada pessoa possui habilidades próprias, e a união dessas habilidades pode trazer benefícios para o negócio, como em vendas, gestão administrativa e assim por diante.
Além disso, ter um sócio permite que se debata as decisões da empresa, o que pode gerar insights valiosos e ajudar na tomada de decisões compartilhada entre os sócios, fazendo com que a responsabilidade pelas consequências do que for feito seja compartilhada. Outra vantagem é que o sócio pode auxiliar na gestão do negócio todo, identificando falhas e propondo melhorias, o que pode ser fundamental para acelerar o desenvolvimento da empresa.
Ao fazer uma sociedade, as forças e qualidades de cada um se unem, o que pode trazer a pluralidade de ideias e facilitar superar os desafios do mercado e fazer a empresa crescer. Além disso, ter um sócio pode permitir que a empresa cresça muito mais, pois ter 50% de algo melhor pode ser mais vantajoso do que ter 100% de uma quantia de lucro pequena.
Quais as vantagens de ter um sócio?
Ter um sócio em um negócio pode trazer diversas vantagens. Além de dividir as responsabilidades e o trabalho, a presença de um sócio pode trazer mais conhecimento e habilidades para a empresa, o que pode ser fundamental para o sucesso do negócio.
Primeiro, a pluralidade de ideias é uma das vantagens mais citadas pelos especialistas. Ao ter um sócio, é possível unir as forças e qualidades de cada um, o que pode gerar novas ideias e soluções para os desafios que a empresa enfrenta. Além disso, ter um sócio significa ter alguém para discutir as decisões do negócio e pensar em conjunto em estratégias para alcançar os objetivos da empresa.
Outra vantagem é a junção de conhecimento e habilidades. Cada pessoa tem habilidades próprias e pode contribuir de formas diferentes para o negócio. Com um sócio, é possível juntar essas habilidades e conhecimentos para tornar a empresa mais forte e bem-sucedida.
A divisão dos custos e do trabalho também é uma vantagem. Ter um sócio significa dividir as responsabilidades e as tarefas da empresa, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a carga de trabalho. Além disso, ter um sócio significa dividir os investimentos iniciais e os custos da empresa, o que pode ser uma opção interessante para quem não tem todo o capital necessário para começar um negócio sozinho
Vale a pena se tornar sócio de uma empresa?
Existem várias formas de como ser sócio de uma empresa. Primeiramente, é preciso fundar uma empresa e manter suas operações.
Dessa forma, é interessante saber mais sobre o setor em que se pretende trabalhar, quais soluções podem ser oferecidas, como manter uma boa margem de lucro para o setor, e outros pontos importantes.
Esse é o significado de sócio majoritário. Não é fácil e, definitivamente, o empreendimento não é para todos. Mas ele pode gerar lucros financeiros muito altos e permite alcançar a independência financeira muito mais rapidamente.
Quanto à entrada de um funcionário nos quadros da empresa como sócio, é preciso averiguar, pois é normal que as jornadas de trabalho se prolonguem e que haja muito mais o que fazer – isso, é claro, somado a um aumento nos ganhos.
Entretanto, algumas pessoas podem preferir trabalhos menos demandantes para se dedicar a outros pontos da vida, como a família ou hobbies.
Por fim, tornar-se sócio de uma empresa na bolsa de valores é uma das melhores formas de acumular capital no longo prazo, uma vez que o investimento voltado para o longo prazo ajuda as pessoas a multiplicar o seu capital.
Nesse caso, no entanto, é preciso fazer uma gestão de risco e escolher bem em quais empresas investir, evitando assim perder parte do seu patrimônio.
Foi possível saber mais sobre o que é sócio? Deixe suas dúvidas nos comentários a seguir.
O que é sócio?
Sócio é alguém que se junta a outra pessoa em uma empresa, se tornando dono de parte dela (ainda que essa parte seja muito pequena).
O que é sócio proprietário?
Sócio proprietário é a pessoa que criou a empresa. É possível identificá-lo nos registros da empresa.
O que é sócio administrador?
Sócio administrador é quem toma as decisões de gestão da companhia. Não precisa ser, necessariamente, o sócio proprietário.
O que um sócio tem direito?
Direito ao voto, direito a uma parcela dos lucros, direito a informações sobre a empresa, direito de saída, direito a participação nas decisões