Score de crédito: o que é e como aumentar a sua classificação?

Score de crédito é uma pontuação muito importante para qualquer pessoa, pois influencia nas taxas de juros de empréstimos, cartões concedidos e outros pontos.

Sendo assim, saber como controlar o score de crédito, o que permite um planejamento financeiro adequado e pode permitir o acúmulo de capital.

O que é score de crédito?

O score de crédito corresponde a um sistema de pontuação que classifica os consumidores em categorias quanto a capacidade de pagamento de suas contas. Essa pontuação varia de 0 a 1000 e apresenta a reputação financeira de uma pessoa. Então, quanto maior a pontuação do consumidor, melhor pagador ele aparenta ser.

Esse recurso é uma importante ferramenta de decisão para empresas e bancos. Isso porque antes de concederem crédito ao consumidor, o score é consultado para minimizar os riscos da oferta de crédito.

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

Para gerenciar adequadamente suas finanças pessoais, é imprescindível que suas contas estejam em dia.

Essa ação traz muitas vantagens para o consumidor, entre elas podemos citar o aumento do score de crédito.

Assim, com um score de crédito mais alto você terá mais credibilidade na hora de buscar por recursos financeiros. Isso porque seu histórico de bom pagador fica registrado nesse sistema de classificação de crédito.

O que é score 2.0?

Score 2.0 é uma nova versão do score de crédito que considera informações adicionais sobre o comportamento financeiro do consumidor. Além dos dados tradicionais, como histórico de pagamentos, dívidas em aberto e consultas ao CPF, o score 2.0 considera informações como relacionamento com empresas e instituições financeiras, tempo de residência no mesmo endereço, idade, entre outras. Com isso, o score 2.0 busca ser uma avaliação mais completa e precisa do perfil do consumidor.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Qual a importância do score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que indica o quão confiável uma pessoa é para pagar suas dívidas. Ele é utilizado por empresas e instituições financeiras para avaliar o risco de conceder crédito a um indivíduo.

Ter um bom score de crédito é fundamental para quem deseja conseguir empréstimos com juros mais baixos e melhores condições de pagamento. Além disso, muitas empresas também utilizam o score de crédito como critério de seleção para contratação de serviços, como, por exemplo, a assinatura de um plano de telefonia.

Classificação do score de crédito

Esse sistema de pontuação é classificado por faixas, como segue:

Faixa do ScoreRisco de crédito
0 a 299Risco alto
300 a 699Risco médio
Acima de 700Risco baixo

Como é possível observar, para a classe de score até 299 existe um alto risco de atrasar o pagamento das contas. Já de 300 a 699 esse risco não é tão elevado.

Em compensação, consumidores com classificação do score de 700 são os mais bem vistos pelo mercado pois oferecem maior capacidade de pagamento de suas contas.

Esse sistema de classificação pode ser oferecido por várias empresas como Serasa, SPCBoa Vista, por exemplo. Essas empresas oferecem consulta gratuita ao sistema de pontuação, contudo o acesso a essas informações é privado.

Qual a diferença entre Serasa e SPC?

Serasa e SPC são empresas de proteção ao crédito que possuem bancos de dados sobre o histórico financeiro de pessoas físicas e jurídicas. Ambas oferecem serviços de consulta ao score de crédito e informações sobre inadimplência. A principal diferença entre as duas é que a Serasa é uma empresa privada, enquanto o SPC é uma associação de empresas. Além disso, cada empresa pode ter critérios e informações diferentes em seus bancos de dados, sendo importante consultar as duas antes de tomar decisões de crédito.

Como o score de cada pessoa é calculado?

Para entender como funciona o score, basta entender que calcular a pontuação de cada pessoa essas empresas levam em consideração diversas situações da vida financeira de uma pessoa.

Por exemplo: se ela pagar as contas em dia, seu score aumenta. Além disso, o seu relacionamento financeiro com pessoas também é verificado.

Ou seja: se a pessoa costuma atrasar seus pagamentos, dar calotes em lojas e coisas do tipo, seu score diminui com o tempo.

Além disso, os dados referentes a dívidas negativadas também são de importância. Por isso, é importante não ficar negativado ou, se estiver, tentar sair o mais rápido possível dessa situação, para sair da pontuação de risco de crédito score.

Por fim, os dados cadastrais da pessoa devem estar atualizados, mostrando um compromisso com suas finanças pessoais.

Logo, podemos concluir que é primordial estabelecer um controle financeiro para aumentar o score de crédito.

Finalmente, cabe lembrar ainda que o score não tem relação com a renda do consumidor. Sendo assim é possível que uma pessoa tenha uma renda alta e um score baixo.

Por outro lado, uma pessoa pode tranquilamente ter uma renda baixa e um elevado score. Isso porque o score de crédito tem dinifição com base na capacidade de pagamento das dívidas do consumidor.

EBOOK 10 LIVROS

O que é um score de crédito bom?

Não existe uma pontuação única que seja considerada um score de crédito bom, já que cada instituição financeira ou empresa pode ter seus próprios critérios. No geral, um score acima de 700 pontos é considerado bom e pode aumentar as chances de aprovação de empréstimos e financiamentos com juros mais baixos. Porém, é importante lembrar que outros fatores também são levados em conta na análise de crédito, como renda e estabilidade financeira.

O que é um score de crédito médio?

Um score de crédito médio é aquele que fica na faixa entre 550 e 700 pontos. Nessa faixa, as chances de aprovação de crédito são menores e os juros tendem a ser mais altos. Isso porque o score médio indica que o consumidor tem um histórico de pagamentos e comportamento financeiro que pode ser considerado de risco moderado.

O que é um score de crédito ruim?

O score de crédito ruim é uma pontuação que indica que o consumidor tem um histórico de pagamentos e comportamento financeiro que é considerado de alto risco pelas instituições financeiras e empresas. Essa pontuação é calculada com base em informações como atrasos em pagamentos, dívidas em aberto, consultas ao CPF, entre outros fatores.

Ter um score de crédito ruim pode dificultar muito a vida financeira do consumidor, uma vez que ele terá dificuldades em conseguir empréstimos, financiamentos e até mesmo cartões de crédito. Quando consegue, as taxas de juros tendem a ser muito elevadas, aumentando ainda mais o endividamento. Por isso, é importante que o consumidor mantenha um bom histórico de pagamentos e evite atrasos e dívidas.

Como aumentar o score de crédito?

O score corresponde a uma pontuação dinâmica, sendo assim, oscila frequentemente. Isso acontece, sobretudo, porque leva em conta o comportamento do consumidor mês a mês.

Então, para aumentar o score de crédito, é necessário seguir algumas dicas básicas de organização financeira pessoas|:

  1. 1.

    Mantenha seus pagamentos em dia:

    O primeiro passo para aumentar seu score de crédito é manter seus pagamentos em dia. Isso inclui pagamentos de contas de água, luz, telefone, internet, cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, entre outros. Atrasos em pagamentos podem afetar negativamente seu score de crédito.
  2. 2.

    Evite acumular dívidas:

    Acumular dívidas é um dos principais fatores que podem prejudicar o seu score de crédito. Por isso, é importante evitar gastos excessivos e manter as suas contas em dia.
  3. 3.

    Não cancele cartões de crédito:

    Ter cartões de crédito ativos e em uso pode ajudar a aumentar o seu score de crédito. Isso porque o uso responsável do crédito é um fator importante na avaliação do seu perfil financeiro.
  4. 4.

    Mantenha seu cadastro atualizado:

    Manter seu cadastro atualizado junto aos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC, é fundamental para garantir que as informações que constam em seu nome estejam corretas e atualizadas. Informações desatualizadas ou incorretas podem prejudicar seu score de crédito.
  5. 5.

    Mantenha um bom relacionamento com as empresas:

    Ter um bom relacionamento com as empresas em que você tem dívidas ou contratos pode ajudar a aumentar o seu score de crédito. Isso inclui negociar dívidas e cumprir os acordos firmados.
  6. 6.

    Diversifique suas fontes de crédito:

    Ter mais de uma fonte de crédito pode ajudar a aumentar o seu score de crédito. Isso porque demonstra que você é capaz de gerenciar bem o seu crédito e honrar seus compromissos financeiros.
  7. 7.

    Consulte seu score de crédito regularmente:

    Consultar seu score de crédito com frequência pode ajudar a identificar eventuais problemas e corrigi-los antes que afetem sua pontuação. O Serasa e o SPC oferecem serviços de consulta ao score de crédito de forma gratuita.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Como acessar o seu score de crédito?

Existem diversas formas de acessar o score de crédito:

  • Serasa;
  • Boa Vista (SCPC);
  • SPC Brasil;
  • Quod.

Serasa

Através do site do Serasa, é possível verificar o seu score através do CPF, além de verificar oportunidades de empréstimos, cartão de crédito e pagamento de dívidas.

Boa Vista (SCPC)

A Boa Vista (SCPC) é outro site que permite a consulta gratuita do CPF. Basta informar dados como nome, CPF, data de nascimento e e-mail para contato. Assim, é possível saber mais detalhes e controlar as finanças pessoais.

SPC Brasil

No site do SPC Brasil, é possível obter diversos dados financeiros através do CPF, além de outros como informações em posse do poder judiciário, endereço, etc.

Quod

O Quod é uma empresa que permite a consulta de dados através de CPF, além de diversos outros serviços financeiros pessoais e para empresas.

Você ainda tem dúvidas sobre o score de crédito e sua importância nas finanças pessoais? Comente abaixo para que possamos tirar as suas dúvidas.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
3 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Miguel 19 de abril de 2020
    Excelente Artigo. Parabéns !Responder
  • Priscila 16 de outubro de 2020
    Fui informada que meu score está baixo. Apesar do excelente artigo, não consigo entender como meu score está baixo. Como consigo auxílio para entender isto no meu caso concreto???Responder
    • Suno Research 19 de outubro de 2020
      Olá, Priscila! Tudo bem? Para entender os motivos de um score baixo, sugerimos que entre no site do Serasa e realize o seu cadastro. Lá, você poderá entender sua situação na Receita Federal, consultar score e descobrir como melhorar este indicador. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder