O Sacador avalista é uma figura que aparece normalmente nos boletos bancários. Entretanto, ao pagar um boleto, é importante compreender a diferença entre ele e o beneficiário.
Isso ocorre porque é comum as pessoas verem no boleto bancário o campo sacador avalista. No entanto, muitas vezes não sabem muito bem o que isso significa e como pode impactar suas finanças pessoais.
O que é o Sacador Avalista?
O Sacador Avalista é a pessoa física ou jurídica que prestou um serviço ou vendeu um produto para determinado cliente. É ela quem realmente irá receber o valor pago do boleto.
Em muitos casos, quando a empresa responsável pela venda do produto ou serviço é também a responsável pela emissão do boleto bancário, esse campo pode estar em branco. Isso acontece porque o nome da empresa estará no campo beneficiário ou cedente.
Os dados do sacador avalista que deverão constar no boleto são:
- Nome completo ou razão social;
- CPF ou CNPJ da empresa ou pessoa física;
- Endereço completo da empresa ou da pessoa que realizou a venda.
Quem faz a emissão do boleto?
A emissão do boleto é feita pelo cedente ou beneficiário. Desse modo, se a cobrança do boleto é repassada para uma empresa terceirizada, o campo cedente ou beneficiário estará em nome dessa empresa.
Nesses casos, portanto, o nome da empresa responsável pela venda do produto ou serviço irá aparecer no campo sacador avalista.
No entanto, se a própria empresa que vende o produto ou serviço faz a emissão do boleto, ela será a beneficiária ou cedente e o campo sacador avalista ficará em branco.
Desse modo a função do sacador avalista será a de repassar para uma empresa terceira a cobrança do boleto bancário.
O mesmo acontece quando a empresa que vendeu o produto antecipou o recebimento dele em instituições financeiras ou factoring.
Quem é o sacado?
Além de conhecer o beneficiário, é importante conhecer o sacado. Em um boleto, o sacado é o cliente que fez a compra do produto ou serviço. Em outras palavras, é o pagador do boleto. Pode acontecer de algum boleto não haver nenhuma menção ao sacado, sendo que o campo aparecerá como Pagador.
Caso não ocorra o pagamento do boleto, quem responderá juridicamente pelo boleto vencido, será o sacado. Por essa razão também é fundamental evitar emprestar o nome para que outras pessoas realizem a compra de um determinado produto ou serviço.
O Boleto é sempre um documento a prazo?
O Boleto bancário possui três campos: o beneficiário ou cedente, o sacado e o sacador avalista. Esse documento pode ser usado tanto para pagamento à vista quanto para pagamento a prazo.
No entanto, com o aumento da inadimplência no Brasil, as empresas estão começando a substituir o recebimento através do boleto por cartão de crédito. Pois, no segundo caso, a empresa responsável pelo cartão garante o pagamento para o vendedor.
Como o beneficiário repassa o valor do boleto para o sacador avalista?
O sacador avalista é a empresa ou pessoa que fez a venda do produto e serviço — e portanto, será quem realmente receberá o valor pago pelo boleto.
Ao terceirizar o serviço uma empresa terceira será a beneficiária. E, quando o pagamento do boleto for executado o dinheiro irá primeiramente para essa empresa que fará o repasse para o sacador.
Foi possível saber mais sobre sacador avalista? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.