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Responsabilidade social: o que é e qual sua influencia nas empresas?

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Responsabilidade social é um tema que surge com frequência em discussões sobre a importância de investir em um mundo melhor. Esse tipo de debate tem ganhado espaço tanto em setores da sociedade civil como em governos e no mercado de capitais.

E, ainda que a responsabilidade social demande investimentos financeiros, o seu poder de retorno é imenso, inclusive através de melhorias na imagem das empresas.

O que é responsabilidade social?

Responsabilidade social é tudo aquilo que uma instituição pode fazer em prol da sociedade, com o objetivo de corrigir mazelas já existentes e melhorar a qualidade de vida das pessoas menos favorecidas.

A adoção de programas de responsabilidade por parte das empresas é voluntária e, geralmente, não envolve incentivos fiscais.

Porém, a implantação deste tipo de programa, além de gerar uma série de benefícios sociais, pode ser utilizada como propaganda positiva para o negócio. O que tem reflexos positivos na forma como os consumidores enxergam a empresa.

Mas isso ocorre desde que estas ações sejam condizentes com os discursos e posturas adotados pela companhia.

Além disso, existem iniciativas do mercado financeiro que são sensíveis à postura social das empresas: um exemplo disso é o Índice de Sustentabilidade Empresarial que analisa companhias listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Para que serve a Responsabilidade Social?

Essas práticas por parte das empresas trazem inúmeros benefícios a camadas da população mais necessitadas, como grupos minoritários e pessoas de baixa renda.

Portanto, alguns exemplos de responsabilidade social são a doação de materiais ou de mão de obra voluntária para obras sociais.

Dessa forma, elas podem ser feitas para entidades do Terceiro Setor que necessitem deles. Assim, a empresa pode doar parte do que produz ou oferecer os seus serviços sem cobrar por isso.

Por exemplo, uma indústria têxtil pode oferecer roupas a abrigos ou orfanatos, bem como uma empresa de limpeza pode prestar este serviço uma vez por semana sem cobrar nada por isso.

Por fim, há ainda a possibilidade de destinação direta de recursos financeiros para projetos sociais, de forma que os gestores desses projetos cuidem da aplicação desses recursos.

Quais os tipos de responsabilidade social?

Existem alguns tipos de responsabilidade social específicos. São eles:

Empresarial

Primeiramente, a responsabilidade social empresarial é o conjunto de práticas adotadas pela empresa para melhorar a comunidade ou o ambiente ao seu redor.

Portanto, através dela é possível desenvolver uma série de ações, que tenham como intuito inspirar ou capacitar pessoas afetadas pela desigualdade.

Dessa forma, novas oportunidades são criadas para públicos que necessitam de ajuda.

Social corporativa

Em segundo lugar, a responsabilidade social corporativa prega que a empresa assegure que as suas ações não terão um impacto negativo na vida de seus funcionários ou colaboradores.

No entanto, não se trata de uma prestação de serviços assistenciais, mas sim de uma gestão mais humana, que enxergue pessoas em vez de apenas números.

Por exemplo: isso inclui a criação de creches onde pais e mães possam deixar seus filhos durante o expediente. Ou ainda a ampliação das licenças maternidade e paternidade.

Socioambiental

Por outro lado, a responsabilidade socioambiental está atrelada ao conceito de sustentabilidade nas empresas.

Sendo assim, ela demanda que as ações da empresa não prejudiquem o meio ambiente. Existem até alguns certificados de gestão ambiental, como a ISO 14000.

Social individual

Por fim, a responsabilidade social individual é composta pelo conjunto de ações solidárias ou engajadas que um indivíduo pode adotar.

Portanto, isso inclui boas práticas ambientais, assistenciais ou ainda trabalho voluntário em Organizações Não Governamentais sem fins lucrativos.

Qual a importância da responsabilidade social empresarial?

Primeiramente, é preciso saber que a possibilidade de adotar ou criar de programas deste tipo é possível  para todas as organizações, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte.

Portanto, independentemente do seu porte, empresas com responsabilidade social conseguem alcançar um número muito maior de pessoas do que um único indivíduo conseguiria.

De fato: isso é possível pois sua esfera de influência é mais ampla, bem como seu capital. Assim, seu poder de mudança em situações de grave desigualdade é grande e necessário.

Dessa forma, mudanças que demorariam muito tempo para serem postas em prática e gerar resultados por uma pessoa física, possuem a capacidade de serem feitos e trazerem benefícios em um prazo muito menor.

Sendo assim, vê-se que a importância da responsabilidade social é elevada, sendo fundamental para a sociedade, uma vez que pode trazer melhorias significativas.

Por fim, as próprias empresas se beneficiam com essas ações, pois sua imagem perante o público melhora, estimulando assim a implementação de práticas ESG nos seus quadros de atividades.

Foi possível aprender mais sobre responsabilidade social? Deixe suas dúvidas nos comentários.

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