Achamos muito importante a leitura de livros de investimento que julgamos serem importantes para o investidor.
No passado, escrevemos sobre o “Faça Fortuna com Ações”.
Fora da Curva – Uma obra relevante
Outro livro brasileiro que julgamos ser relevante para o investidor é o “Fora da Curva”, que tem como um dos autores o gestor de fundos Florian Bartunek.
Florian foi um dos palestrantes de nosso Congresso de Value Investing.
Este livro busca retratar alguns dos principais nomes do mercado de capitais do Brasil, sobretudo importantes investidores e gestores.
São estes os perfis retratados no livro:
- Luis Stuhlberger, gestor do renomado Fundo Verde.
- Guilherme Affonso Ferreira, sócio da Teorema Gestão.
- Florian Bartunek, gestor da Constellation.
- André Jakurski, gestor da JGP.
- Antonio Bonchristiano, CEO da GP Investments.
- Guilherme Aché, sócio da Squadra Investimentos.
- Luiz Fernando Figueiredo, fundador da Mauá Capital.
- José Carlos Reis de Magalhães Neto, fundador da Tarpon Investimentos.
- Meyer Nigri, fundador da Tecnisa.
- Pedro Damasceno, sócio da Dynamo (Pedro faleceu após o lançamento do livro).
O livro trata da trajetória de cada um destes personagens, e como se comportaram nos momentos de crises (que não foram poucos).
A maioria deles viveu períodos conturbados nos anos de 1990, quando a economia brasileira ainda possuía um grau de instabilidade maior e diversas crises que impactaram os mercados emergentes.
Diferentes perfis
É interessante notar que apesar de todos serem muito bem-sucedidos, nem todos possuem o mesmo estilo de investimento.
Enquanto Luis Stuhlberger faz gestão de um fundo multimercado e tem a maioria de suas posições montadas para aproveitar distorções em cambio e juros, Guilherme Affonso é um investidor em ações que, geralmente, busca adquirir participações relevantes em empresas listadas e assim poder participar ativamente das decisões através do Conselho de Administração.
Outro fato importante: todos eles usam de analise fundamentalista em sua abordagem de investimento. Nenhum deles cita o uso de gráficos em suas análises.
O prefácio do livro é escrito por Jorge Paulo Lemann que começa seu texto assim:
“Sempre acreditei que o bom investidor não é o que foge do risco, mas o que sabe arriscar na hora certa. Risco é parte da vida.”
Eu não poderia concordar mais. O investidor de sucesso trata a volatilidade como uma amiga: é a percepção de risco dos outros que cria oportunidades.
O sucesso está em comprar ativos que todos acreditam ser arriscados demais, mas não são tanto assim, e vendê-los quando quase ninguém precifica risco nos ativos, justamente em momentos de extremo otimismo.
Não tem muito segredo. O difícil é ter a disciplina de agir desta forma na hora certa.
Este livro eu indico para o investidor que já tem algum conhecimento básico sobre o mercado acionário até o investidor mais experiente.
Existem sempre ensinamentos importantes a serem absorvidos daqueles que tiveram sucesso no mercado, e este livro é repleto de investidores de sucesso.