O relatório da administração é um importante documento para que investidores conheçam em detalhes a atuação das empresas das quais fazem parte, como acionistas. É também uma referência para aqueles que desejam comprar ações da mesma.
No relatório da administração, constam tanto informações que ajudam a calcular o valor da companhia, quanto sobre itens sobre retorno ao acionista – como proventos.
O que é o relatório da administração?
O relatório da administração é uma publicação que traz informações detalhadas sobre a atuação da empresa durante um determinado tempo. Tem por finalidade prestar esclarecimentos sobre a atividade e planos futuros para sócios, acionistas, órgãos governamentais e demais stakeholders relacionados à companhia.
A apresentação desse tipo de documento é uma exigência legal para as empresas de capital aberto no Brasil. Essa obrigação consta da lei que regulamenta as sociedades por ações no país (Lei 6.404/76). O relatório é um dos documentos previsto na norma, juntamente com o balanço patrimonial e a demonstração de resultados, por exemplo.
A lei especifica que o relatório deve se publicado após encerramento do exercício social, obrigatoriamente com informações sobre:
- Aquisição de debêntures de emissão da própria companhia;
- Política de investimento de lucros e de distribuição de dividendos;
- Negócios sociais;
- Principais fatos administrativos;
- Investimento em empresas coligadas ou relacionadas.
Nele, estará incluso o comportamento da gestão durante todo o ano e as ações realizadas pela empresa. Também são descritas no documento informações sobre a política empresarial e objetivos pretendidos para o futuro.
Informações no relatório da administração
Apesar da exigência legal, ainda não existe no país uma padronização dos relatórios. Por isso, as informações e dados de alguns podem se tornar complexas e nada objetivas. Narrativas complexas sobre a análise do relatório da administração trazem dificuldades na interpretação para acionistas e investidores.
A Federação Internacional de Contadores (IFAC) já apresentou um modelo para os relatórios. Porém, até a publicação desse artigo, a proposta ainda não havia sido adotada.
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A fiscalização a respeito das informações publicadas pelas empresas abertas como o relatório da administração fica a cargo da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Caso julgue que o documento está insatisfatório, a instituição pode requerer que a empresa faça uma outra versão.
Sobre as informações no documento, a CVM já emitiu uma recomendação de que devem constar nele comentários sobre:
- Descrição dos negócios, produtos e serviços;
- Comentários sobre a conjuntura econômica geral;
- Recursos humanos;
- Investimentos;
- Pesquisa e desenvolvimento;
- Novos produtos e serviços;
- Proteção ao meio ambiente;
- Reformulações administrativas;
- Investimento em empresas controladas e coligadas;
- Direitos dos acionistas;
- Dados de mercado;
- Perspectivas e planos para o exercício em curso e os futuros.
Quem deve fazer o Relatório da Administração?
O relatório é uma obrigatoriedade para uma empresa de capital aberto. Sendo que sua elaboração é feita pela gestão da empresa junto com a contabilidade. Porém, em alguns casos, existirá a necessidade da contratação de profissionais especializados do setor financeiro.
Por fim, equipes de consultores e auditores também podem auxiliar na elaboração do relatório da administração para que o documento seja redigido para comunicar-se melhor com os investidores e demais stakeholders.
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