Receita total: o faturamento de uma empresa
Para entender a situação financeira de uma empresa e seu posicionamento no mercado alguns indicadores financeiros são fundamentais, como a receita total.
A receita total de uma companhia também é chamada de faturamento.
A receita total de uma empresa é calculada multiplicando o preço dos produtos vendidos ou serviços prestados por ela pela quantidade vendida. Dessa forma, descobre-se o total arrecadado pela empresa em sua atividade.
Logo, a fórmula matemática da receita total é representada por:
Receita Total = P (preço) x Q (quantidade)
Mas claramente uma empresa não venderá somente um produto ou não terá apenas um serviço. Logo, a receita total da companhia será a soma das receitas de cada produto ou divisão da empresa. O que dará o faturamento total da empresa.
Note que na receita total a fórmula é em função da variável preço e da variável quantidade. Por conseguinte, é possível aumentar a receita de uma empresa aumentando o preço ou vendendo maiores quantidades.
A primeira vista pode parecer simples aumentar a receita de uma empresa. No entanto, muitas empresas são o que se chama no mercado e em economia de “Price Takers”.
Ou seja, não tem poder de escolher o preço praticado no negócio. Isso porque o preço é dado pela oferta e demanda do mercado em que atua. Isso porque se a empresa aumentar o preço de seu produto os consumidores irão comprar do seu concorrente.
Dessa forma, essa empresa só poderá aumentar sua receita produzindo mais quantidades e vendendo mais. O que a primeira vista também pode parecer simples, mas também não é.
Nem sempre há demanda para mais produtos nesse mercado, e se houver os novos demandantes podem não estar dispostos a pagar o mesmo preço pelo produto.
Logo, uma maior oferta de um produto no mercado tende a baixar o preço praticado nesse mercado. Por conseguinte, a receita total da empresa será menor.
Receita total bruta e líquida
Como calculamos até agora a receita total não estamos considerando outras receitas que não fazem parte da operação e também nenhuma dedução fora da operação. Em contabilidade chama-se essa receita de receita bruta.
Porém, fazendo essas considerações teremos a receita líquida da empresa.
No cálculo da receita total líquida são consideradas as devoluções do produto e deduzidos todos os impostos que incidem sobre as vendas destacados nas notas fiscais e os descontos comerciais.
Por outro lado, entram no cálculo da receita líquida juros e ganhos provenientes de aplicações financeiras. Esses rendimentos não fazem parte do negócio, mas compõe os ganhos da companhia.
Ao comparar a receita bruta e líquida é possível ter uma boa ideia do que acontece no negócio. Nem sempre uma alta da receita bruta trará um aumento da receita líquida.
Mas isso indica que o negócio da empresa está crescendo apesar de algumas dificuldades externas como tributações.
Por fim, a receita total de uma empresa é o faturamento da mesma e calculada multiplicando o preço pelo número de vendas. É um indicador importante para acompanhar o crescimento da empresa no mercado.