Um dos itens mais importantes do Demonstrativo do Resultado de Exercício (DRE) é a Receita Operacional Líquida. O cálculo desse dado é essencial para uma gestão eficiente em uma empresa, controlando custos e receitas.
Assim, a Receita Operacional Líquida (ROL) se trata de um indicador frequentemente usado na análise de uma organização. É parte essencial de seu balanço, e dela depende a margem de lucro da empresa.
O que é Receita Operacional Líquida?
A Receita Operacional Líquida (ROL) é o montante de fato recebido por uma empresa através da venda dos seus serviços ou produtos, com alguns descontos. Portanto, é a quantia efetiva em dinheiro que a empresa recebe em determinado período.
Logo, a ROL corresponde ao dinheiro de que uma organização dispõe para vender seus produtos ou prestar serviços. É um dos itens do DRE. Aliás, ela é designada como “a linha superior da DRE”.
A DRE, por sua vez, é regulamentada pela Lei e consiste em um relatório contábil. Ela mostra os resultados líquidos de um exercício, considerando custos, receitas e resultados, sendo regida pelo regime de competência e pelo princípio contábil.
A DRE deve ser realizada anualmente, tendo a obrigação de ser divulgada pela empresa. Para entender melhor como analisar uma DRE, baixe agora mesmo o nosso minicurso gratuito sobre Contabilidade para Investidores.
Qual a relação da ROL com a Receita Operacional Bruta?
Como o próprio nome sugere, a Receita Operacional Líquida equivale à Receita Operacional Bruta após os seguintes descontos:
- Impostos sobre as vendas;
- Abatimentos;
- Descontos;
- Devoluções das vendas.
Dessa forma, pode-se dizer Receita Operacional Líquida está atrelada à rentabilidade de um negócio. Assim, os lucros da empresa se refletem nesse indicador, que considera receitas e custos.
Por outro lado, a Receita Bruta é o dinheiro recebido com vendas ou com prestação de serviços, sem deduzir impostos e outros descontos.
Cálculo da Receita Operacional Líquida
O cálculo da Receita Líquida Operacional é uma operação relativamente simples. Para realiza-lo, é necessário acrescentar o total de vendas à vista ou a crédito, contabilizando-as como receita. Quer dizer, incluindo as vendas que os consumidores de fato receberam.
Na análise do resultado do cálculo da Receita Líquida Operacional, é possível verificar como estão as vendas na modalidade crédito da organização. Esse cálculo está relacionado com o fluxo de caixa da empresa, o qual mostra a movimentação do dinheiro entre custos e receitas.
Portanto, a fórmula da Receita Operacional Líquida é:
- ROL = ROB – DRB
Na fórmula da Receita Operacional Líquida:
- ROL é a Receita Operacional Líquida;
- ROB é a Receita Operacional Bruta;
- DRB são as Deduções da Receita Bruta.
Por sua vez, os indicadores das Deduções da Receita Bruta são:
- Prestação de serviços;
- Venda dos produtos.
Assim, DRB significa:
- Abatimentos;
- Devoluções das vendas;
- Contribuições sobre vendas e impostos.
Vamos ver um exemplo de cálculo da Receita Operacional Líquida. Uma empresa tem Receita Bruta de Vendas de 100.000,00. São descontados: 10.000,00 de devoluções das vendas, e 5.000,00 são descontos comerciais. Os impostos sobre as vendas somam 12.000,00.
Logo, nesse caso, a Receita Operacional Líquida da empresa é de 73.000,00.