Radar do mercado: Telefônica (VIVT4) esclarece notícia veiculada na imprensa
Na data de ontem (17), a Telefônica Brasil S.A. apresentou, ao mercado e aos seus acionistas, os esclarecimentos a respeito de notícia veiculada na imprensa, em resposta ao ofício enviado pela B3 – Brasil, Bolsa, Balcão.
No ofício, constava a solicitação de esclarecimento de notícia veiculada pela Agência Broadcast, em 16/09/2019, sob o título “Telefônica e Oi sobem com possível aquisição da brasileira pela espanhola”.
Na notícia, foi veiculado que a Vivo, que tem sua atuação muito focada no estado de São Paulo, deve ir atrás da rede da Oi devido à sua capilaridade, com penetração em boa parte do Brasil.
Além disso, constava a informação de que as ações da Telefônica Brasil e da Oi estavam em alta após a empresa espanhola Telefônica analisar a compra parcial da Oi, em recuperação judicial e avaliada em 6 bilhões de euros, de acordo com o jornal espanhol El Confidencial.
Por sua vez, a Telefônica esclareceu que a notícia se trata apenas de uma suposta informação a respeito de sua controladora, sediada na Espanha, sendo que a informação que consta na notícia sequer é proveniente de declaração ou decisão da controladora.
Por outro lado, tais informações são oriundas de “uma fonte” e não possuem lastro em qualquer informação ou declaração da empresa ou de seus administradores.
Sendo assim, a Telefônica informou que não tem conhecimento da possível origem das informações veiculadas pelo jornal espanhol e pela Broadcast, de modo que, nesse momento, entende que não há qualquer fato relevante a ser comunicado a respeito.
Adicionalmente, a empresa comunicou que está tomando providências para averiguar, junto à Telefônica S.A., acerca do conhecimento de informações a respeito do assunto que deveriam ser divulgadas ao mercado.
Caso receba manifestação por parte de sua controladora nesse sentido, a companhia procederá à devida divulgação, de acordo com a legislação aplicável.
Por último, a empresa reforçou o seu compromisso de informar prontamente à CVM e ao mercado sobre a existência de qualquer fato relevante, nos termos da legislação e regulamentação em vigor.
A Telefônica Brasil é uma das maiores empresas de telecomunicações do país, com atuação em âmbito nacional e com um portfólio de produtos completos e convergente (voz fixa e móvel, banda larga, serviços digitais e outros).
Atualmente, possui mais de 95 milhões de clientes, sendo 73 milhões de clientes na operação móvel e 22 milhões na operação fixa.
Sua estratégia é centrada em dados e contribui com cerca de 88% da população com cobertura 4G e presença em 3.100 cidades, além do lançamento acelerado da rede 4,5G.
O acionista controlador da Telefônica Brasil é o Grupo Telefónica e seu capital social é distribuído tal como mostrado abaixo.
Por fim, embora a notícia seja puramente especulativa, não afetando, portanto, nosso racional, continuamos acreditando no modelo de negócios da Telefônica e em sua capacidade de geração de valor aos acionistas.