A gigante do setor educacional, Cogna, antiga Kroton, anunciou nesta sexta-feira que pretende realizar oferta pública de distribuição de ações de sua subsidiária, Vasta Educação. O IPO será realizado nos Estados Unidos na Nasdaq, no início de 2020.
O valor a ser arrecadado está estimado em torno de R$ 1,5 bilhão. A companhia comunicou que contratou assessoria especializada para auxiliá-la com o valuation e determinar o funcionamento e as condições da oferta pública.
A Platos, marca criada recentemente com a reestruturação, atuará com a prestação de serviços de gestão no ensino superior. A ideia é de usar o sistema que a companhia já utilizava nas suas próprias operações, e distribuí-los para outras empresas do setor de educação interessadas.
A Cogna vem sofrendo nos últimos anos com reduções de suas receitas provindas do programa FIES, e tem tentado encontrar alternativas para se reinventar no mercado brasileiro. A aquisição da Somos Educação, dona do Anglo Ática, Saraiva e Scipione, foi uma maneira de expandir sua atuação no setor de educação básica no país.
Tal reestruturação tem o intuito de trazer mais flexibilidade à Kroton, que pode operar como grande conglomerado operacional, mas também com suas pequenas subsidiárias que têm grande potencial de crescimento.
A Cogna é o maior grupo de educação do mundo e além da expansão para a educação básica, também planeja entrar no mundo de venture capital e quando anunciou recentemente sua mudança de Kroton para Cogna, também comunicou a criação de um fundo de investimento focado em startups relacionadas à solução em tecnologia para educação.
As ações, que em 2017 chegaram a valer 21 reais, também foram impactadas pelas incertezas operacionais e se ela conseguirá manter sua alta lucratividade no futuro. A companhia contraiu uma dívida substancial para efetivar sua aquisição da Somos Educação.
Leia mais sobre Radar do Mercado