A Multiplus divulgou ontem (07) os seus resultados referentes ao quarto trimestre do ano de 2017 e, de acordo com os seus números, o período foi de crescimento para a companhia, que se destacou por apresentar um faturamento de R$ 605,4 milhões, que representa um aumento de 11,9% em relação ao mesmo período do ano passado e receita líquida de R$ 571,6 milhões, crescimento de 4,4% em relação ao 4T16.
O número de pontos emitidos cresceu 15,7%, atingindo 23,3 bilhões, com recorde de 28,3% de acúmulos provenientes de fontes não aéreas e não financeiras, ao passo que o número de pontos resgatados foi de 19,1 bilhões, crescimento de 6,4% em relação ao 4T16, sendo que 20,6% foram para produtos dos seus parceiros varejistas.
Já no acumulado do ano de 2017, a Multiplus mais uma vez demonstrou se manter como uma das líderes no mercado de fidelidade brasileiro, apresentando faturamento de R$ 2,45 bilhões, aumento de 4,3% em comparação com o ano de 2016, e base de participantes de 19,4 milhões.
No ano foram emitidos 92,0 bilhões de pontos, crescimento de 14,0% em relação a 2016 e foram resgatados 75,7 bilhões de pontos, crescimento de 9,7% em comparação com a ano anterior.
Assim, a sua receita totalizou R$ 571,5 milhões no quarto trimestre de 2017, um crescimento de 4,4% quando comparado ao mesmo período do ano anterior e crescimento 3,8% quando comparado ao 3T17.
Já o seu resultado financeiro totalizou R$ 24,5 milhões no 4T17, apresentando uma queda de 55,5% quando comparado ao trimestre anterior, devido principalmente a um efeito não recorrente de atualização monetária de créditos tributários oriundos de antecipações dos impostos federais (IRPJ e CSL) no ano de 2010, atualizado pela taxa SELIC como indexador nos valores de R$ 24,3 milhões e pelo corte na taxa de juros (4T17 7,5% versus 3T17 9,2%) e uma queda de 47,9% quando comparadas ao mesmo período do ano passado devido ao corte da taxa de juros (4T17 7,5% versus 4T16 14.03%) .
Foi destacado, nesse sentido, que nessa performance está inserida o retorno da alocação de parte do caixa da companhia em fundos estruturados/cambiais.
Com isso, o lucro líquido da Multiplus foi de R$ 94,4 milhões, uma queda de 18,7% quando comparado ao ano anterior e uma queda de 41,8% quando comparado ao 3T17, devido principalmente a um efeito não recorrente de atualização monetária e créditos tributários oriundos de antecipações de impostos federais (IRPJ e CSL) no ano de 2010 e também pela queda da receita financeira no período.
Já a margem líquida foi de 16,5%, variação de -4,7 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre do ano passado, e de – 12,9p.p quando comparamos com o trimestre anterior, devido principalmente a queda do crescimento da receita financeira e aumento do custo.
Assim, a companhia apresentou uma geração de caixa (que exclui efeitos de dividendos, JCP e variação de antecipações a fornecedores, capital e antecipação de clientes) que totalizou R$ 24,7 milhões, queda de 69,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior, devido a uma queda do lucro líquido e maiores investimentos e queda de 88,2% vs o 3T17.
A Multiplus é uma empresa atuante no setor de programas de fidelidade, segmento este que tem apresentado forte crescimento por conta da subpenetração de serviços de fidelidade no Brasil.
Por apresentar um modelo de negócios caracterizado por ser praticamente 100% digital, sem necessidade de fazer investimentos relevantes em ativos físicos – que normalmente custam caro – a empresa possui uma peculiaridade interessante, que é a de conseguir crescer distribuindo caixa.
Isto se faz, pois, este modelo de negócios faz com que a Multiplus receba o dinheiro do cliente antes de ter que pagar o seu fornecedor e, desta forma, a empresa cresce gerando caixa.
Este fenômeno é chamado de “float”, e possui a peculiaridade de possibilitar a companhia se “financiar” utilizando capital proveniente de suas próprias atividades, o que, sem sombra dúvidas, gera muitos benefícios para qualquer empresa no âmbito de seus resultados financeiros.
Como consequência do float, a Multiplus possui a capacidade de crescer distribuindo dividendos, simultaneamente.
No gráfico acima, a barra vermelha representa o lucro por ação dos doze meses anteriores, enquanto que a barra azul demonstra os dividendos por ação do mesmo período.
Pode-se perceber facilmente que a distribuição de dividendos não impediu o crescimento da empresa ao longo do tempo.
No âmbito da distribuição de proventos, a companhia anunciou também, ainda ontem, a distribuição de dividendos e juros sobre o capital próprio, o primeiro no valor de R$ 109.207.988,95, correspondente a 0,67 por ação, e juros sobre o capital próprio no valor de R$ 6.390.083,24, correspondente a R$0,03 por ação.
A Multiplus destacou que os pagamentos serão efetuados a partir de 03 de abril de 2018, sem qualquer remuneração adicional, beneficiando os acionistas inscritos junto à instituição financeira depositária das ações em 12 de março de 2018.
Foi informando, também, que as ações serão negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, ex-dividendo e ex-juros sobre o capital próprio, a partir de 13 de março de 2018.
No mais, é importante destacar, ainda neste sentido, que apenas empresas com alta rentabilidade conseguem crescer distribuindo grande parte de seu capital, e a Multiplus não é uma exceção, isto por que a empresa possui um histórico de rentabilidade sobre patrimônio (ROE) bastante impressionante, superior a 100% em praticamente toda a sua história.
Outro ponto que merece destaque em relação ao último ano da companhia se faz no fato de que, no período, também ampliado portifólio da sua Corretora de Seguros, com lançamento de assistências e coberturas do mercado de automóvel e motos, com Porto Seguro, Azul Seguros, Itaú Seguros, Aliro Seguro, Liberty Seguros, Mapfre Seguros e Tokio Marine Seguradora.
Somos entusiastas do setor de seguros no Brasil por entendermos que o mesmo se encontra ainda bastante subpenetrado, transparecendo, com isso, que ainda existe bastante mercado a ser explorado por esse tipo de atividade em nosso país. Por conta disso, achamos bastante astuta esta estratégia operacional da Multiplus em expandir o seu “leque” de atuação neste segmento.
Apesar dos resultados aparentemente abaixo do real potencial operacional da companhia no quarto trimestre do ano passado, entendemos que a empresa ainda apresentará bastante geração de valor para seus acionistas no longo prazo.
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