Radar do mercado: M. Dias Branco (MDIA3) divulga resultados do 3T19
A companhia divulgou, na última sexta-feira (08), seus resultados do período. Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior (3T18), a receita líquida caiu 11,1%, o volume de biscoitos vendidos 19,3% e o de massas se reduziu em 19,9%.
O market share de biscoitos e massas caiu 1,4 e 2,6 pontos percentuais, respectivamente.
A M. Dias Branco tem implantado um novo modelo de precificação dos seus produtos, de acordo com o canal, o mercado e a marca. O modelo tem sido implementado com o auxílio de consultoria externa.
A margem EBITDA caiu 4,2 p.p, passando de 16,3% no 3T18, para 12,1% no 3T19, sendo impactada por menor diluição de despesas e custos fixos, por conta do volume reduzido de produção.
Há de atentar-se a alguns efeitos não recorrentes, como “receitas de créditos tributários extemporâneos líquidos de honorários advocatícios de êxito (R$ 58,2 milhões)”, despesas decorrentes da integração da Piraquê no valor de R$ 2,3 milhões, R$ 23,9 milhões referentes à implementação de um modelo logístico novo e revisão do quadro de colaboradores. Não recorrentes que, somados, afetaram positivamente o EBITDA em R$ 32 milhões.
O Lucro Líquido, em comparação com o 2T19, recuou 42,6%, muito pelos fatores já mencionados, que influenciaram o EBITDA, e também pela depreciação e amortização consolidadas da Piraquê.
A M. Dias investiu R$ 77 milhões no trimestre em infraestrutura. O moinho de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, foi concluído, o projeto faz parte da estratégia de verticalizar sua cadeia de produção para tentar mitigar as flutuações do preço do trigo e do Dólar, que estão fora do controle da companhia.
A base de clientes permanece fragmentada, com a exceção de um cliente que representa 12% da Receita Líquida.