Radar do Mercado: Energias do Brasil (ENBR3) – Companhia comunica entrada em operação comercial da Linha de Transmissão no Espírito Santo

A EDP Energias do Brasil comunicou ontem (02) aos seus acionistas e ao mercado em geral que, no último dia 28 de dezembro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) emitiu o termo de liberação das instalações da EDP Transmissão referente ao início de sua operação comercial, retroativo a 23 de dezembro de 2018.

“As competências evidenciadas na construção de projetos hidroelétricos associadas a experiência no segmento de distribuição foram determinantes para o desenvolvimento bem-sucedido deste projeto, reforçando o compromisso da companhia com entregas ‘on time’ e ‘on cost’”, ressaltou a Energias do Brasil em seu comunicado.

 

No que tange o comunicado acima, vale acrescentar que a entrada em operação está 20 meses antecipada frente ao calendário da ANEEL e 10 meses em relação à premissa adotada pela companhia no leilão.

Além disso, é interessante mencionar que a EDP Transmissão é composta por um lote de transmissão de 113 quilômetros de linha de 230 kV entre os municípios de Linhares e São Mateus, além da subestação São Mateus II, no Estado do Espirito Santo.

?UTM_SOURCE=SUNORESEARCH&UTM_MEDIUM=BANNER&UTM_CAMPAIGN=EBOOK_ACOES_TESTE.NS.20230320&UTM_CONTENT=TRACKING

Tal empreendimento foi adquirido na 2ª Etapa do Leilão para Concessão do Serviço Público de Transmissão de Energia Elétrica nº 013/2015, realizado pela ANEEL em 28 de outubro de 2016.

Com alavancagem de 92% no projeto, o início da operação comercial representa aproximadamente R$ 38 milhões de receita antecipada, superando as métricas de retorno e VPL previstas no leilão.

Fatores como esse nos fazem depositar ainda mais otimismo em relação à companhia em uma perspectiva de longo prazo.

ACESSO RÁPIDO
Tags
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
Nenhum comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *