Radar do Mercado: Via Varejo (VVAR3) divulga resultados do quarto trimestre de 2020
A Via Varejo divulgou ao mercado seus resultados para o quarto trimestre de 2020 e para o ano como um todo na terça-feira (02/03).
A companhia varejista registrou uma receita líquida de R$ 9,47 bilhões no 4T20, um crescimento de 24,4% ante o mesmo período do ano anterior. Em 2020, suas receitas líquidas totalizaram R$ 28,9 bilhões, um crescimento de 12,7% se comparado a 2019.
Seu GMV bruto, indicador importante para companhias varejistas, totalizou R$ 12,7 bilhões no 4T20, um crescimento de 31% em relação ao 4T19. Em 2020, o GMV foi de R$38,8 bilhões, 21% superior a 2019.
Vale ressaltar o forte crescimento das vendas digitais da companhia, que cresceram 110,5% do 4T19 para o 4T20, quando ela registrou R$ 5,66 bilhões. Em 2020, o total de vendas digitais foi de R$ 18,099 bilhões, um crescimento de 143% ante 2019.
A Via Varejo informou que esse crescimento foi superior ao do mercado em geral, resultando em importantes ganhos de market share para a companhia.
Seu Ebitda ajustado multiplicou por 2,7x em 2020 vs. 2019, registrando R$ 2,9 bilhões. No 4T20, o Ebitda ajustado foi de R$ 545 milhões, uma melhoria em relação ao Ebitda ajustado negativo de R$ 35 milhões no 4T19.
Sua margem Ebitda ajustada melhorou, saindo de 4,2% em 2019 para 10,1% em 2020.
O lucro líquido registrado no 4T20 foi de R$ 336 milhões, comparado a um prejuízo de R$ 875 milhões no 4T19. No consolidado do ano, o lucro líquido foi de R$ 1 bilhão, revertendo parcialmente o prejuízo líquido de R$ 1,4 bilhão em 2019.
A companhia teve uma geração de caixa operacional de R$ 1,4 bilhão em 2020, melhorando sua posição de caixa. A Via Varejo encerrou 2020 com uma posição de caixa líquido e antecipações de R$ 4,8 bilhões, 117,2% superior aos R$2,2 bilhões registrados no final de 2019.