Na sexta-feira (15/05), a companhia divulgou seus resultados do 1T20 e, assim como muitas empresas, também já sentiu o impacto da pandemia do coronavírus. Desde 16/03, foram suspensos os encontros presenciais em suas unidades e as aulas migraram para o regime remoto por meio da Sala Ser Digital.
Com a suspensão das aulas presenciais e com o aumento das medidas de isolamento, a companhia começou a sentir redução no ritmo de matrículas e rematrículas. Mesmo assim, o 1T20 apresentou uma base de 185,2 mil alunos, um crescimento de 14,4% na comparação com o 1T19.
O crescimento na base total de alunos nesse trimestre se deve principalmente à aquisição da Uninorte e ao crescimento da base de alunos EAD. Assim, a companhia auferiu uma receita líquida de R$ 308,5 milhões, o que representa um crescimento de 1,4% na comparação com o 1T19.
Outros indicadores que sofreram com a redução das atividades de matrícula e rematrícula foram o Ebitda Ajustado e a margem Ebitda ajustada. No 1T20, o Ebitda alcançou R$ 77,6 milhões, uma redução de 20% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Já a margem Ebitda ajustada atingiu 25,2% no trimestre, uma redução de 6,8% na comparação com o 1T19.
É interessante observar que, embora o Ebitda ajustado tenha reduzido, o Ebitda ajustado do EAD teve um forte aumento. Ele atingiu R$ 8,1 milhões com margem de 33,2% no 1T20, representando um aumento de 17,1% na comparação anual.
O Lucro líquido ajustado também teve uma redução expressiva, atingindo R$ 29,45 milhões, uma queda de 53,9% no trimestre.
A companhia também ressaltou o fortalecimento de seu caixa por meio da contratação de duas linhas de capital de giro em um total de R$ 300 milhões. Foram tomados R$ 200 milhões junto ao Banco Itaú (taxa de CDI +3,4% a.a.) e R$ 100 milhões junto ao Banco Santander (taxa de CDI+ 3,1% a.a.), ambos com vencimento em 2 anos.
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