A Rumo (RAIL3) comunicou na segunda-feira (23/11) a celebração de memorando de entendimentos com a DP World Brasil BV, com o objetivo de as empresas estudarem, em conjunto, a implantação de um terminal de grãos e fertilizantes na área disponível do terminal da DP World Santos, localizado na margem esquerda do Porto dos Santos.
O projeto é estruturado com foco no incremento da capacidade e eficiência portuária no Porto de Santos/SP, além de aumentar a predominância do modal ferroviária na recepção de fertilizantes e despacho de grãos, suportando as expectativas de crescimento do agronegócio do Centro-Oeste do Brasil, bem como as exportações brasileiras.
Segundo os estudos preliminares realizados pelas empresas, o terminal poderá ter capacidade de movimentação de aproximadamente 11 milhões de toneladas por ano, sendo 8 milhões de toneladas/ano de grãos e 3 milhões de toneladas/ano de fertilizantes.
Atualmente, a Rumo tem o controle de dois terminais em Santos (SP) e participação em três terminais portuários, também localizados no referido município.
Por fim, a companhia informou que manterá o mercado informado sobre qualquer atualização acerca do tema.
A Rumo é a maior operadora ferroviária do país, resultado da fusão entre a Rumo Logística e a ALL (América Latina Logística) concluída em 2016.
Com aproximadamente 13.500 km de linha ferroviárias, 1.200 locomotivas e 33.000 vagões, a Rumo atua nas regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Norte, onde quatro dos portos mais ativos do país estão localizados e por meio dos quais a maior parte da produção de grãos do Brasil é exportada.
As unidades de negócios da empresa se dividem em Operação Norte, composta de Malha Norte, Malha Paulista e operação portuária de Santos; Operação Sul, composta de Malha Oeste e Malha Sul; Operação de contêineres, composta de uma subsidiária chamada Brado Logística e outros resultados de operações de contêineres.
Leia mais sobre Radar do Mercado