A Raia Drogasil anunciou na terça-feira (30/03) que celebrou um novo acordo de acionistas dentro da companhia. Ele terá duração de dez anos e passará a vigorar a partir de 10/11/2021, quando se encerra o atual acordo.
De acordo com a companhia, esse novo acordo reforça o compromisso de longo prazo das famílias Galvão, Pires Oliveira Dias e Pipponzi, que, conjuntamente, têm 28,3% de participação na empresa e diversas décadas de histórico à frente da Raia Drogasil.
Além disso, o acordo marcará o encerramento do ciclo dos acionistas Guilherme Leal, Luiz Seabra e Pedro Passos como membros do grupo de controle da Raia Drogasil. Apesar disso, os três acionistas ainda seguirão como acionistas após o vencimento do acordo em vigor.
Leal, Seabra e Passos ingressaram na companhia em 2008, por meio do investimento da Droga Raia, e permaneceram comandando a governança da Raia Drogasil desde sua constituição, em 2011. Esse comando se encerrará juntamente com o fim do atual acordo de acionistas, o que representa uma mudança na governança corporativa da companhia.
Em seu comunicado, a Raia Drogasil ressaltou a importância dos três acionistas na construção da companhia e na geração de valor obtida pela empresa desde sua fusão, agradecendo aos três pelos anos de dedicação.
Além disso, o novo acordo de acionistas visará a assegurar a estabilidade da governança corporativa da companhia e a prepará-la para um novo ciclo de crescimento e criação de valor, baseado em três pilares complementares: nova farmácia, marketplace e plataforma de saúde.
Como parte desse fortalecimento de sua governança, a empresa propôs aos acionistas uma mudança estatutária que torna o conselho fiscal da companhia permanente, amplia o número de membros do conselho de administração e elimina a posição de suplente.
Por fim, a companhia ainda apresentou a proposta para a chapa que busca eleger 11 conselheiros de administração, ampliando de três para cinco a quantidade de conselheiros independentes.
A chapa proposta consiste em quatro novos candidatos a conselheiros independentes: Denise Santos, Sylvia Leão, César Gon e Philipp Povel. O atual conselheiro independente é Marco Bonomi.
Leia mais sobre Radar do Mercado