Radar do Mercado: Petrobras (PETR4) comunica sobre Gaspetro, vendas de usinas eólicas, teaser e exportação em abril
Nesta segunda (04), a Petrobras fez uma série de comunicados, começando pelo desinvestimento da Gaspetro. A companhia anunciou a reabertura da análise e habilitação de potenciais compradores de sua participação de 51% na Petrobras Gás S.A (Gaspetro). A fase se estenderá até 15/05/2020.
Foi informado também o início da fase vinculante para a venda da totalidade da participação da companhia nas empresas eólicas Mangue Seco 1 e Mangue Seco 2. Adicionalmente, a fase não vinculante para a venda da totalidade de suas ações nas Eólica Mangue Seco 3 e Eólica Mangue Seco 4 está em curso, com expectativa de início da fase vinculante para as próximas semanas.
As eólicas Mangue Seco 1, 2, 3 e 4 estão localizadas em Guamaré (RN) e fazem parte de um complexo de quatro parques eólicos com capacidade total instalada de 106 MW.
Além disso, foi comunicado o início da etapa de divulgação da oportunidade (teaser) referente à venda da totalidade da participação da companhia no Campo de Manati, localizado na Bacia de Camamu, na Bahia. Dessa forma, o teaser contém as informações e os critérios para a elegibilidade na seleção de potenciais participantes.
Por fim, a Petrobras anunciou que exportou 1 milhão de barris de petróleo em abril. Com isso, a companhia superou o antigo recorde de 771 mil barris (de dezembro de 2019). A empresa ressaltou que está direcionando seus esforços para a exportação em função da forte contração do mercado nacional.
Seguindo a tendência de aumento das exportações observadas no primeiro trimestre de 2020, o volume exportado em abril é 145% superior ao comercializado internacionalmente em abril de 2019. Além disso, de acordo com a divulgação da Petrobras, a China absorveu 60% de todo o petróleo exportado no primeiro quadrimestre de 2020.