Nesta segunda-feira (20/04), a companhia divulgou sua prévia operacional para o primeiro trimestre de 2020. Os resultados são preliminares e ainda estão sujeitos à revisão da auditoria.
No plano de negócios da Mitre, não havia planejamento para lançamentos no 1T20, de modo que o COVID-19 não impactou esse indicador. Entretanto, os lançamentos de 2020, previstos para os outros três trimestres do ano, dependerão da duração da quarentena e da retomada da atividade econômica.
O índice de Vendas Sobre Oferta no trimestre foi de 21,6%, contra 56,9% no mesmo período do ano passado. Uma redução já esperada, pois nenhum lançamento foi realizado. Por outro lado, mesmo não apresentando lançamentos no 1T20, a companhia auferiu um VSO UDM (Venda Sobre Oferta nos Últimos Doze Meses) de 79,3%, leve aumento comparado aos 78,3% auferidos no 1T19.
As vendas da companhia também foram impactadas pela ausência de lançamentos no 1T20, de modo que, excluindo comissões e distratos, a venda líquida auferida foi de R$ 33,8 milhões, contra R$ 81,9 milhões no 1T19.
De acordo com o documento divulgado pela empresa, até o momento, as medidas de prevenção ao coronavírus geraram uma queda de mais de 50% em suas vendas. Por outro lado, foi ressaltada a eficiência da sua plataforma digital, que tem se mostrado como um diferencial importante, principalmente no cenário atual. Com isso, no 1T20, foi verificado que 39% de seus processos de venda se iniciaram por meio de um contato online.
Em relação ao estoque, a Mitre finalizou 2019 com 287 unidades em estoque, totalizando R$ 155,3 milhões em VGV. No 1T20, foram vendidas 62 dessas unidades, resultando em 225 unidades em estoque e um VGV de R$ 119,7 milhões. Segundo a companhia, a venda no trimestre, que representou 21,6% do estoque disponível, demonstra a sua grande capacidade de vendas.
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