A Marfrig, líder global na produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de proteína bovina do mundo, informou ao mercado que adquiriu ações ordinárias da BRF.
A companhia obteve 196.369.573 ações ordinárias, o que representa aproximadamente 24,23% do capital social da BRF.
A aquisição da participação tem como objetivo a diversificação dos investimentos da companhia em um segmento que complementa o seu setor de atuação.
A Marfrig tem uma força maior no mercado de bovinos e a BRF tem uma atuação sólida nos segmentos de Suínos e de Aves, dispondo em seu portfólio de marcas como Perdigão, Qualy e Sadia.
A empresa esclareceu que não pretende eleger membros para o conselho de administração ou exercer influência sobre as atividades da BRF. Não são celebrados pela Marfrig quaisquer contratos ou acordos que regulem o exercício de direito ao voto.
O movimento gerou rumores sobre uma possível fusão entre as duas companhias de alimentos. Na sexta-feira (21/05), as ações da BRF registraram uma alta superior a 16%, enquanto os papéis da Marfrig tiveram uma queda de 5,2%.
Além disso, a notícia da aquisição chamou a atenção da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A CVM questionou o fato de a empresa não informar a data de aquisição da participação e se as compras de ações e opções foram todas realizadas no mesmo dia ou em operações ao longo da semana.
A Instrução CVM 358, em seu artigo 12, exige que a compra ou venda de participação seja divulgada no mesmo dia, cada vez que ultrapassar os patamares de 5%, 10%, 15% e assim por diante.
Vale lembrar que as duas companhias negociaram uma fusão em 2019, mas, 40 dias após o anúncio do acordo, acabaram voltando atrás por não chegarem a um consenso sobre temas de governança corporativa.
Leia mais sobre Radar do Mercado