A companhia anunciou os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2021. O primeiro indicador que se destaca é a receita líquida, que teve um aumento de 50,7% se comparada à do 1T20, e de 22,4% em relação à do 4T20, totalizando cerca de R$ 356 milhões.
Esse crescimento é justificado principalmente pelo aumento dos preços dos produtos nos segmentos de embalagem de papelão ondulado e papel para embalagens, além do câmbio mais favorável para a parcela de vendas destinada à exportação.
O mercado doméstico representou 84% das vendas da empresa, e o mercado externo chegou a 16%.
Além disso, a empresa informou que os preços das aparas aumentaram acentuadamente no trimestre: houve um crescimento de 41% em relação ao 4T20 e de 149% ante o 1T20.
O lucro bruto do 1T21 foi de R$ 130,4 milhões, registrando um crescimento de 68,6% em comparação ao 1T20 e de 42,8% quando comparado ao 4T20. Esse aumento está atribuído principalmente ao crescimento da receita, bem como à variação positiva do valor justo dos ativos biológicos, que compensaram os incremento dos custos, principalmente o forte aumento das aparas.
A companhia reportou um Ebitda ajustado de R$ 100,3 milhões no 1T21, com margem de 28,2%. Isso representa um aumento de 92,2% em relação ao apurado no 1T20 e de 60,7% se comparado com o 4T20. A margem Ebitda nos períodos foi de 22,1% e 21,5%, respectivamente.
A companhia também divulgou um lucro líquido de R$ 56,7 milhões no primeiro trimestre de 2021, em comparação com os lucros de R$ 18,0 milhões no 1T20 e de R$ 33,4 milhões no último trimestre de 2020.
Por fim, a Irani reportou um indicador dívida líquida/Ebitda bastante saudável, tendo encerrado o primeiro trimestre de 2021 em 0,79 vezes.
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