A companhia registrou um lucro líquido de R$ 55,6 milhões, uma queda de 12% ante o mesmo período do ano anterior. Por sua vez, os lucros no acumulado do ano aumentaram 59,7% em relação a 2019, totalizando R$ 343 milhões.
Na receita bruta de vendas, a empresa obteve R$ 503,3 milhões no 4T20, resultado praticamente igual ao do mesmo trimestre do ano anterior. No acumulado de 2020, a receita bruta caiu aproximadamente 29,9% ante 2019.
O trimestre também mostrou resiliência da margem bruta, que cresceu 0,2 p.p no 4T20 versus 4T19, mesmo em um período complicado para o segmento.
As despesas operacionais ficaram em R$ 138,4 milhões no 4T20, um crescimento de 10,4% em relação ao mesmo período de 2019. Ainda assim, a companhia conseguiu diminuir suas despesas operacionais no acumulado do ano em 32,6%.
O Ebitda caiu 17,1% se comparado ao 4T19, registrando R$ 68,5 milhões no último trimestre de 2020. No acumulado do ano, o Ebitda caiu 35,8%, totalizando R$ 170 milhões em 2020.
Ao final de 2020, a posição total de caixa ficou em R$ 473 milhões, com caixa líquido de R$ 265,1 milhões.
A varejista ainda reportou um crescimento significativo do e-commerce, em que obteve um crescimento de 230,6% na comparação anual, resultado da maior demanda em seu site. Como consequência, o e-commerce representou aproximadamente 14,3% do faturamento da companhia ao final de 2020.
Mesmo durante a pandemia, a Hering inaugurou 29 novas lojas, totalizando 130 inaugurações em 2020. Além disso, a companhia inaugurou cinco megalojas no 4T20.
Para 2021, a Hering informou que pretende fazer o maior investimento de sua história – de aproximadamente R$ 131 milhões – em CapEx.
Esses recursos serão direcionados aos programas de tecnologia focados em reestruturação da arquitetura de sistemas e dados, desenvolvimento de infraestrutura e plataformas digitais, além de melhorias na experiência do usuário.
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