Nesta sexta-feira, 27 de dezembro, a companhia anunciou a convocação de Assembleia Geral dos Acionistas para o dia 31 de janeiro de 2020. O objetivo da assembleia é a aprovar a cisão parcial da Duratex Florestal Ltda. e a incorporação da parcela cindida pela Companhia.
Recentemente, foi noticiada a sua inserção no mercado de celulose em associação com a Lenzing AG por meio de uma joint venture para a produção e comercialização de celulose solúvel. Com isso, a nova companhia se situará na região do triângulo mineiro e terá capacidade de produção anual de 500 mil toneladas do produto.
Entretanto, para a realização do projeto, a companhia terá de ser reorganizar societariamente, com o objetivo de contribuir com os ativos florestais excedentes em aumento de capital na nova companhia. De modo que tal etapa é importante na operação de Cisão Parcial e Incorporação da Subsidiária Duratex Florestal.
Vale ressaltar que a Cisão e a Incorporação serão implementadas sem diluição de capital da companhia. Além disso, uma vez a empresa titular da totalidade do capital social da Duratex Florestal, a operação não aumentará a exposição de risco da companhia ou da Duratex Florestal, e não impactará os riscos dos investidores nas suas atividades e nos seus valores mobiliários.
A empresa, atualmente, possui 17 unidades no Brasil e três unidades industriais na Colômbia, com filiais nas principais cidades brasileiras e subsidiárias nos Estados Unidos, Bélgica, Peru e Uruguai. O seu campo de atuação é na área de produção de painéis de madeira (Divisão Madeira), louças e metais sanitários (Divisão Deca) e Divisão de revestimentos cerâmicos.
Por outro lado, a Duratex Florestal possui cerca de 272 mil hectares onde maneja plantações florestais de eucalipto e pinus e mantém áreas de conservação com formações vegetais nativas. Essa área é integrada por fazendas em São Paulo, região do Triângulo Mineiro e no Rio Grande do Sul. Os ativos florestais têm o objetivo de abastecimento de madeira e matéria-prima à companhia na industrialização de painéis de MDF, MDP e laminados.
Leia mais sobre Radar do Mercado