A Cosan, em conjunto com a Cosan Logística (RLOG3) e a Cosan Limited (CZZ), informou na quinta-feira (17/12) que aprovou atos relativos a uma reorganização societária da companhia.
A reorganização societária pretendida pelo Grupo Cosan corresponde a unir todas as sociedades em somente uma companhia. Assim, a Cosan Logística e a Cosan Limited serão incorporadas pela Cosan.
A Cosan Logística é a subsidiária direta da CZZ. Por meio de sua controlada, Rumo S.A., atua nos setores de logística de transporte ferroviário, armazenagem e carregamento portuário de bens como grãos e açúcar.
A Cosan Limited (CZZ) é a holding do Grupo Cosan. Ela é responsável pela alocação de capital, gestão e governança de ativos.
Além disso, como parte da operação pretendida, a Cosan está constituindo um programa de American Depositary Shares (ADSs) a serem listados na New York Stock Exchange (NYSE) – cada ADS representará uma ação ordinária de emissão da Cosan.
Para a Cosan, os principais benefícios da operação são:
- Aumentar a liquidez das ações do Grupo Cosan, ao concentrar os free floats de CSAN3 (B3), RLOG3 (B3) e CZZ (NYSE) e passar a negociar ADSs.
- Simplificar a estrutura do grupo, formando apenas uma holding, que concentrará todas as sociedades dentro de um modelo de governança o qual preservará a autonomia de cada companhia.
- Facilitar futuras captações de recursos pelo Grupo Cosan.
- Facilitar a compreensão do mercado quanto ao portfólio e à estrutura do grupo.
- Destravar valor atualmente existente nas empresas do Grupo Cosan.
Os custos da operação pretendida serão de aproximadamente R$ 19 milhões, o que inclui custos com avaliações, assessoria jurídica e financeira, publicações e outras despesas.
O primeiro anúncio sobre essa restruturação societária ocorreu em julho deste ano, quando a troca de 0,724072 ação da CZZ para cada ação da Cosan havia sido definida. Por sua vez, para a Cosan Logística, estabeleceu-se a troca de 3,943112 ações da companhia para cada ação da Cosan.
Leia mais sobre Radar do Mercado