Radar do Mercado: Cielo (CIEL3) divulga o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA)
A companhia divulgou os dados referentes ao Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) em abril de 2021.
O ICVA acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, entre pequenos e grandes varejistas. Eles respondem por 1,4 milhão dos varejistas credenciados à companhia.
Conforme divulgado, as vendas no varejo em abril aumentaram 18,8%, descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês de 2020. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA registrou uma alta de 33,3%.
Além disso, todos os setores analisados apresentaram uma aceleração nas vendas em relação a março.
No macrossetor de bens não duráveis, os segmentos que mais se destacaram foram os de Postos de Combustíveis e de Livrarias, Papelarias e Afins.
Já no macrossetor de serviços, os destaques foram os segmentos de Turismo e Transporte e de Bares e Restaurantes.
No macrossetor de bens duráveis e semiduráveis, os segmentos de Vestuário e Ótica e de Joalherias estão entre os mais destacados.
Houve uma aceleração nas vendas em todas as regiões do país. A região Norte foi a que registrou um crescimento maior (21,8%), seguida de Centro-Oeste (19,4%), Nordeste (19,2%), Sudeste (17,6%) e Sul (16,3%).
A empresa demonstrou uma alta nas vendas em abril de 2021 em relação a abril de 2020, em que o ICVA registrou a sua mínima histórica, fortemente impactado pelo início da pandemia da Covid-19 no Brasil.
“Apesar de a alta no índice representar uma forte recuperação do varejo, ainda estamos abaixo do patamar pré-pandemia”, afirmou Pedro Lippi, Head de Inteligência da Cielo.